Política

Os números oficiais das Eleições 2012

Prefeita Franciane logo após votar no Ciep em Bacaxá. (Foto: Agnelo Quintela)
Prefeita Franciane logo após votar no Ciep em Bacaxá. (Foto: Agnelo Quintela)

Eleição é sempre uma caixinha de surpresa porque, quando as urnas se abrem, surgem resultados imprevisíveis e outros já previstos e antecipados, como foi o caso da eleição majoritária, para a prefeitura de Saquarema. Apontada pela pesquisa do IBOPE – um dos institutos mais credenciados no país – como favorita de 60% do eleitorado, dias antes da eleição, a prefeita Franciane Motta (PMDB) foi reeleita com uma diferença de mais de 13 mil votos do segundo colocado, com cerca de 63,32% dos votos. Pedro Ricardo (PRB) teve 34,68% dos votos.

Na eleição proporcional, para a Câmara dos Vereadores, houve uma grande renovação, com a eleição de 9 novatos – Guilherme Pitiquinho, Roger Gomes, Abraão da Melgil, Chico Peres, Adriana de Vander, Bruno Pinheiro, Kilinho, Rodrigo Borges e Matheus da Colônia – sendo que apenas 4 vereadores da atual bancada foram reconduzidos aos seus mandatos: Taéta, Gilvan, Paulo Renato e Romacarth. Agora, com 13 eleitos – antes eram apenas 10 vereadores – o próximo Legislativo de Saquarema dará uma maioria folgada à prefeita, com apenas um vereador na oposição: Bruno Pinheiro, filho do juiz de direito e ex-prefeito de Saquarema Leomil Pinheiro.

O total de votos apurados foi de 48.675, sendo 45.244 votos válidos, 999 votos em branco e 2.432 votos nulos. Nas 173 seções do município, o número de abstenções chamou atenção: 11.684 eleitores não compareceram às urnas para votar.

Resultado Eleições Saquarema 2012

Resultado Eleições Saquarema 2012

Similar Posts