Política

A renovação na Câmara Municipal

Apurados os votos da eleição do dia 7 de outubro, foi surpreendente a votação de 9 novos vereadores, entre eles uma vereadora, Adriana de Vander (PDT) que, junto com a veterana Taeta, vai compor a bancada feminina de Saquarema, a partir de 2013. Além de Taéta, somente mais 3 vereadores foram reeleitos: Gilvan Martinelle (PSB), Paulo Renato (PT) e Romacarth Azeredo (PMDB). O vereador eleito com a maioria dos votos foi Guilherme Pitiquinho (PMDB), seguido de Roger Gomes (PTB), Abraão da Melgil (PDT), Chico Peres (PSDB), Bruno Pinheiro (PRB), Kilinho (PP), Rodrigo Borges (PSL) e Matheus da Colônia (PDT).

Nomes que tinham grandes possibilidades como Rafael Pinheiro, o vereador que exerce pela segunda vez a primeira secretaria da Câmara, assim como o presidente Marcos Vinícius surpreendentemente não foram reeleitos. Também o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Zezinho Amorim, atual secretário de Promoção Social e Cidadania, e José Carlos Cabral, ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-secretário de governo, não foram reeleitos, entre outros que disputavam a preferência dos eleitores como Vanildo, Sarita, Kinho, Bebeto do Rio Seco e Tati Chagas que ficaram como suplentes.

Nesta primeira eleição da “Ficha Limpa”, houve algumas impugnações, mas ainda não foram julgadas. Porém, tudo indica que a composição da Câmara é a que saiu das urnas. Agora, começam as especulações sobre a Mesa Diretora, onde o nome de Paulo Renato, o mais antigo vereador, surge naturalmente como o virtual presidente, para um período de dois anos: 2013/2014. Ele que já foi presidente uma vez, voltará agora como o primeiro vereador eleito do PT na cidade de Saquarema. Ex-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, Paulo Renato sabe tudo sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a LOA (Lei do Orçamento Anual), o Plano Plurianual (PPA) e as Audiências Públicas que mobilizam todos os anos a sociedade civil organizada do município.

Clique para ampliar a imagem:

Vereadores Eleitos

Similar Posts

One thought on “A renovação na Câmara Municipal
  1. Parabenizo todos os eleitos num ano que se inicia com novo número de vereadores na Câmara de Saquarema. A renovação se faz necessário neste inicio de legislação de “ficha limpa”. Louvo também a composição dos eleitos com 2 mulheres, sendo uma em inicio de carreira, me parece, (Adriana). Faço votos que todos estejam conscientes de seus reais compromissos conosco eleitores. O Povo realmente está carente de apôio de todos os vereadores no sentido de esforços para melhor qualidade vida de cada eleitor como: educação p’ra todas as crianças em escolas públicaS em bairros carentes, sem transporte público, sem água, sem esgoto, sem asfalto; postos de saúde abrangendo bairros nestas mesmas condições; Creches que venham dar apôio ás mães que necessitam trabalhar, fazer cursos profissionalizantes e estudarem para uma melhor educação familiar.Se cada vereador e/ou vereadora se propuzer a estas metas com total dedicação e seriedade, a Prefeita reeleita terá uma grande retaguarda na administração deste lindo e progressivo Município. É hora DE MOSTRAR AOS ELEITORES QUE A RENOVAÇÃO É P’RA VALER…

Comments are closed.