Comunidade

Mulheres empreendedoras realizam evento no Hotel Maasai em Itaúna

O Café da Manhã em Itaúna reuniu lideranças empresariais, artesãs e mulheres empreendedoras de Saquarema e Magé. (Foto: Dulce Tupy)
O Café da Manhã em Itaúna reuniu lideranças empresariais, artesãs e mulheres empreendedoras de Saquarema e Magé. (Foto: Dulce Tupy)

A Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS) realizou um café da manhã no Hotel Maasai, na Praia de Itaúna, que reuniu empresárias, artesãs e outras profissionais em torno do tema do empreendedorismo. O Primeiro Café da Manhã da AMEAS foi uma novidade que contou com a participação de lideranças femininas do município de Magé e do Estado do Rio de Janeiro, tendo destaque a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e Superintendente da SUDIM (Superintendência dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro), Angela Fontes.

Realizado pela AMEAS, em parceria com a Empresa EOSS CONSULTING, representada pela psicóloga Daise Rosas, especialista em economia criativa, o evento foi um sucesso. Vários espaços do Hotel Maasai foram ocupados pelas mulheres, entre eles o bar externo, onde foi montada uma pequena exposição de artesanato, o hall de entrada, onde a televisão passava o desfile de moda praia “Águas e Pedras”, que se realizou no ano passado na praia de Itaúna, em frente ao próprio hotel que apoiou o evento, e o restaurante, onde foi servido o delicioso café da manhã, seguido de um rápido cerimonial, feito pela jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O SAQUÁ.

Empreendedorismo feminino

Segundo a presidenta da AMEAS, professora Edna Calheiros, a ideia é reunir mulheres empreendedoras para troca de experiências e informação. Assim, foi possível conhecer o curso de empreendedorismo promovido pela Fundação Dom Cabral, cuja primeira aluna de Saquarema foi a empresária Nurimar Mendonça, da loja Centopeia. Também já está inscrita a empresária Roseana Schoenacher, do Restaurante Caldeirão da Vila. E foi fundamental a participação de várias empresárias locais e da nova gerente do Banco do Brasil, Edna Garcia.

A AMEAS é a primeira associação de mulheres de Saquarema, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento da sociedade, através do fortalecimento da mulher empreendedora. Neste sentido, a AMEAS já pode ser considerada um marco também no Estado do Rio de Janeiro. Atuando praticamente desde dezembro de 2005, quando o grupo se formou a partir do primeiro curso voltado para a mulher empreendedora em Saquarema, em 2006, as mulheres receberam a secretária das Políticas para a Mulher, Nilcéa Freire, que veio lançar a convite do grupo o Programa Nacional de Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, mais tarde integrado ao IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal).

Participação cidadã

Posteriormente, diversos polos de empreendedorismo feminino foram criados no Estado do Rio de Janeiro e se expandiram para o Distrito Federal, Santa Catarina, Pará e Pernambuco. Em 2008, foi inaugurada numa loja, no Lake’s Shoppping, a sede da AMEAS, nome que o grupo adotou desde 2007, quando se constituiu institucionalmente como uma organização não-governamental. Em poucos anos de existência, a AMEAS desenvolveu várias ações entre elas a participação em vários Conselhos Municipais (Assistência Social, Saúde, Idoso, Criança e Adolescente), na Agenda 21 e no Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e Subcomitê da Lagoa de Saquarema, onde atua nas Câmaras Técnicas de Comunicação Social, Educação Ambiental e Institucional Legal.

A AMEAS realizou diversos cursos com o SEBRAE; promoveu oficinas sobre “Gênero e Água”, em parceria com o Instituto Ipanema e GWA; junto com artesãs locais e a Universidade Plínio Leite (UNIPLI) de Niterói, implantou o programa institucional “Di Sol a Sol”, que teve sua 1ª ação no desfile temático “Águas e Pedras”, feito com as alunas do Studio Mirian Grizzi, ano passado. Fazem parte da AMEAS a pedagoga, Layla Garrido, as professoras Inês Peres, Denise Fortino e Eli Batista, a artesã e professora Sônia Noronha, a psicóloga Thais Seda, a jornalista Karla Drumond, entre outras. Também estiveram presentes no Café da Manhã a secretária municipal da Mulher, Rosangela Borges, a secretária de Promoção Social, Elísia Rangel, o secretário de Turismo, Armando Ehrenfreund e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastorial de Saquarema, José Luiz.

Similar Posts

One thought on “Mulheres empreendedoras realizam evento no Hotel Maasai em Itaúna

Comments are closed.