Comunidade

IV Congresso Estadual dos Jornalistas do Rio de Janeiro

 

O maior encontro anual de jornalistas do Estado do Rio de Janeiro prepara-se para sua 4ª edição, desta vez no município de Maricá, Região dos Lagos. O IV Congresso Estadual dos Jornalistas do Rio de Janeiro será realizado nos dias 29, 30 de junho e 1° de julho e as inscrições já estão abertas, através do site:  sindicatodosjornalistas.org

Organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ), com apoio da prefeitura de Maricá, o congresso, pós-Rio +20, não poderia abster-se da temática ambiental, escolhendo como tema central: O Jornalismo, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Regional Sustentável. A programação do evento contará com três mesas de debates: “O Jornalismo, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável”;  “Mídias sociais e Direitos Humanos”; “Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas, Marco Regulatório da Comunicação e Organização Sindical”.

Dentre os palestrantes confirmados, Vilmar Berna, jornalista da Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), o superintendente da empresa Águas de Juturnaíba e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, Carlos Gontijo, o ambientalista e fotógrafo, Ernesto Galiotto, a jornalista e editora do site Agenda 21 Comperj, Milena Almeida, o representante da Secretaria Geral dos Direitos Humanos da Presidência da República, Gilmar Vianna e o jornalista da Rede Democrática, Carlos Eugênio Paz.

A diretoria do sindicato também atuará na mediação de palestras, sendo representada pelos jornalistas: Dulce Tupy, Sérgio Caldieri, Nilo Sérgio, Alvaro Britto e Mário Augusto. O presidente do SJPERJ, Continentino Porto acredita ser esta uma boa oportunidade para a criação do Dia Estadual da Liberdade de Imprensa que estará sendo proposto no IV Congresso: dia 1º de junho, quando foi lançado o Correio Braziliense, pelo pioneiro do jornalismo brasileiro, Hipólito da Costa, na Inglaterra.

 

IV Congresso Estadual de Jornalistas

Local: Associação dos Servidores Fazendários (ASSEFAZ) – Estrada do Retiro, 500 – Maricá/RJ
Telefone do SJPERJ: (21) 2620-8295 / Email: jornalistasfluminenses@gmail.com

 

Programação:

Dia 29 de junho: Abertura às 20 horas

Dia 30 de junho: Mesas de debates a partir das 9 horas

Dia 1º de julho: Passeio no Espraiado de Portas Abertas

Similar Posts