Esporte

Caio ganha 5 medalhas no ParaPan do México

Caio Oliveira, 19 anos, ganhou duas medalhas de ouro, duas de prata e uma  de bronze. (Foto: Divulgação)

Caio Oliveira, 19 anos, ganhou duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. (Foto: Divulgação)

O nadador de Saquarema, Caio Oliveira, ganhou cinco medalhas nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, no México: 2 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Caio foi homenageado em seu retorno ao município com um desfile em carro aberto, conduzido pelo Corpo de Bombeiros, seguido de uma carreata, entre Bacaxá e o Centro da Vila, em Saquarema. “Não esperava uma recepção como esta, estou vivendo a concretização de um sonho”, disse o atleta que começou a nadar há cerca de 4 anos, na Academia InterAção, do professor Eduardo Alvim, no Porto da Roça.

Aos 19 anos, o nadador conquistou as medalhas de ouro nos 100m costas e nos 400m livre, as de prata nos 200m medley e nos 100m livre e a de bronze, nos 100m borboleta. Morando no Rio de Janeiro há aproximadamente um ano, Caio é atleta do Botafogo e do Instituto Superar. Com um problema congênito de má formação da coluna vertebral que comprometeu a musculatura e os movimentos das pernas, o paratleta fez 7 cirurgias corretivas ainda menino. Um pouco acima do peso, começou a praticar natação em 2007 e em 2008 já integrava a seleção da Região dos Lagos entre atletas convencionais. Há dois anos, Caio se tornou profissional, quando começou a competir entre paratletas“.

Desde que começou a nadar, Caio conquistou excelentes classificações. Foi campeão mundial, obtendo o melhor índice técnico entre os melhores do mundo, na República Tcheca, em 2009, campeão e recordista sul-americano nos 400 livres e nos 200 medley e campeão brasileiro absoluto nas mesmas categorias. Ano passado, o nadador chegou mais uma vez ao lugar mais alto do pódio. Levou 5 medalhas de ouro nos Jogos Estudantis voltato aos Paratletas, em São Paulo.

Similar Posts