Dulce Tupy

Saquarema comemora aniversário e a primeira prefeita mulher

Editorial - Dulce Tupy

O Dia 8 de Maio é a data da emancipação político-admistrativa de Saquarema, quando o município comemora seu 170º aniversário de autonomia política. Para festejar a data, a Prefeitura organizou uma série de comemorações e eventos culturais que incluiu shows além do já tradicional desfile cívico. A inauguração de uma Padaria-Escola, que funcionará na sede do CRAS, em Bacaxá, ao lado da Creche Clementina Melo, mãe do deputado e presidente da Assembleia Legislativa Paulo Melo, é mais um símbolo da administração da prefeita Franciane Motta que tem marcado seu governo pelas ações sociais.

Prefeita que iniciou a carreira política como secretária municipal de Promoção Social, há mais de 10 anos e hoje vem demonstrando sua vocação de trabalhar pelos mais carentes, Franciane também está comemorando o primeiro aniversário do Café do Trabalhador, que funciona na Secretaria Municipal de Promoção Social, em frente à Padaria Marocas, em Bacaxá. O projeto já distribuiu 160 mil cafés em um ano, beneficiando milhares de pessoas que acordam cedo para ir trabalhar ou estão deixando seus plantões de madrugada. É uma importante medida de compensação, porque é de graça, saboroso, nutritivo! Só dá valor quem dele já fez uso. É o primeiro local aberto para alimentação em Bacaxá, que abre as portas antes mesmo das padarias e bares. Sendo assim, atende principalmente os funcionários do hospital, tanto os que saem como os que estão entrando bem cedo, dos laboratórios médicos e os da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, na maioria trabalhadores braçais ou garis.

Cabe destacar ainda, no rol das ações sociais do atual governo, a construção da praça ao lado do Clube Saquarema, que será voltada para os jovens e a terceira idade, com serviços gratuitos, entre eles uma piscina térmica para idosos. Porém, o maior investimento na juventude local e regional será sem dúvida a Escola Técnica da Barreira. Com cursos diversos, principalmente voltados para o petróleo e gás, para atender à demanda do Complexo Petroquímico da Petrobras, o Comperj, que está sendo construído em Itaboraí, a Escola Técnica de Saquarema vai atender 1.000 jovens de Saquarema e da região.

Outra grande obra, o Hospital de Bacaxá, com 80 leitos e uma UTI pública, também vai marcar definitivamente a gestão de Franciane, que assumiu o governo discretamente e agora se movimenta com desenvoltura em todos os níveis, do municipal ao federal, passando pelo estadual, onde seu marido, o deputado Paulo Melo, exerce o mais alto cargo no Legislativo. Destinada a fazer história, Franciane ainda se volta para a cidadania da mulher, criando uma secretaria específica para atender as sempre justas reivindicações feministas, especialmente contra a violência doméstica. Não é pouco para quem se formou professora e não tinha planos de assumir o governo. Mas, inteligente e sensível, Franciane assumiu a postura do cargo e vai imprimindo seu estilo.

O Saquá 133 – Maio/2011

Artigo publicado na edição de maio de 2011 do jornal O Saquá (edição 133)

Similar Posts