Meio Ambiente

Curso sobre agroecologia mobilizou produtores rurais

A prefeita Franciane sempre prestigiou o setor agrícola e pesqueiro de Saquarema. Foto: Soraia Magalhães/ASCOM PMS

A prefeita Franciane sempre prestigiou o setor agrícola e pesqueiro de Saquarema.
Foto: Soraia Magalhães/ASCOM PMS

Pequenos produtores rurais do município participaram durante o mês de abril de um curso sobre agroecologia, no qual tiveram acesso a conceitos e formulações acerca dos aspectos sociais, econômicos e ambientais relacionados ao tema. O curso é fruto de uma parceria da Emater-Rio com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema e teve o apoio do Ministério da Agricultura, da Associação de Moradores e Amigos da Serra do Mato Grosso e do Programa Rio Rural, do Governo do Estado.

No encerramento, na escola municipal João Laureado, na Serra do Matogrosso, o engenheiro agrônomo João Batista Pereira proferiu palestra sobre o planejamento e adequação da propriedade rural à legislação sobre o meio ambiente. Em seguida, o zootecnista Paulo de Lacerda abordou o tema da interação “pecuária e agricultura”. A representante do Incra em Saquarema, Marlucia Pinto, ressaltou a importância do curso para o desenvolvimento sustentável da região.

“Esta reunião é importante porque promove a união dos produtores rurais e passa conhecimento, tirando dúvidas sobre tecnologia, técnicas de plantio e cultivo, e informando sobre o novo código florestal”, disse Marlucia.

Em seu discurso, a prefeita Franciane Motta demonstrou sua preocupação em trabalhar a favor do meio ambiente e do desenvolvimento econômico do município, principalmente através de ações que fortaleçam os próprios trabalhadores locais.

“A prefeitura está sempre apoiando a agricultura e a pesca, os pequenos produtores rurais e os pescadores. Na Colônia de Pesca, por exemplo, a prefeitura compra os produtos que lá são produzidos. O Horto Municipal também fornece verduras para as escolas e o hospital. Estamos, portanto, no caminho certo, incentivando nossos jovens a trabalhar na terra porque a terra é nosso maior patrimônio”, disse.

O Saquá 133 – Maio/2011

Matéria publicada na edição de maio de 2011 do jornal O Saquá (edição 133)

Similar Posts