Meio Ambiente

Plenária das ONGs – Consórcio Intermunicipal Lagos São João

Reunião da Plenária das ONGs na sede do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, em Araruama, com a participação de vários ambientalistas. Foto: Monique Barcellos.

Reunião da Plenária das ONGs na sede do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, em Araruama, com a participação de vários ambientalistas. Foto: Monique Barcellos.

A Plenária das ONGs tem assento no Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e se reúne regularmente para definir estratégias de campanhas ambientais na região, desde 1999, quando o consórcio ambiental surgiu. Presidida pelo ambientalista Arnaldo Villa Nova, a Plenária das ONGs se reuniu em março na sede do CILSJ e definiu várias ações, entre elas a preocupação com a situação atual dos resíduos sólidos e a necessidade de implantação da coleta seletiva, em todos os municípios da região.

Foram apresentados também os cronogramas de obras da Águas de Juturnaíba e da Prolagos, entre outras intervenções que estão sendo feitas na Bacia Hidrográfica Lagos São João, como a dragagem da lagoa de Araruama e o monitoramento tanto na Lagoa de Araruama como na Lagoa de Saquarema e no Rio São João. Na ocasião foi feita a denúncia de que um shopping está sendo construído na margem da Lagoa de Araruama, na continuação da Praia das Palmeiras, em Cabo Frio, o que pode se configurar como uma agressão ao meio ambiente, entre outras denúncias, inclusive sobre a necessidade de fiscalização da obra de construção da UPA de São Pedro da Aldeia, com relação ao esgoto.

Foi colocado também em discussão o projeto do Resort Breezes, que será construído na APA da Massambaba, em Arraial do Cabo. Participaram da reunião as ONGs: Viva Lagoa, representada por Arnaldo Villa Nova, OADS, por Adelina Völcker, IPEDS, por Dalva Mansur, GEMA, por Lucia Maria Lopes, AMEAS, por Dulce Tupy, e Amigos da Massambaba, por Yan Bonder, Denise Pena, Aline Santos e Artur Andrade representaram o CILSJ.

O Saquá 132 – Abril/2011

Matéria publicada na edição de abril de 2011 do jornal O Saquá (edição 132)

Similar Posts