Educação

Lançado o Plano Municipal de Educação

O PlameS foi editado pela Tupy Comunicações com design de Hudson Martins. Ana Paula e Betona. Foto: Edimilson Soares.

O PlameS foi editado pela Tupy Comunicações com design de Hudson Martins.
Na foto, Ana Paula e Betona.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) lançou no final de dezembro, no Teatro Mário Lago, o Plano Municipal da Educação de Saquarema (PlameS). Elaborado por uma comissão e editado em formato de livro pela Tupy Comunicações, com prefácio da prefeita Franciane Motta e do deputado Paulo Melo, líder do governo e presidente da Comissão da Criança e do Adolescente na Assembléia Legislativa, o PlameS já está sendo distribuído pela SMEC para as escolas das redes pública e privada do município. Porém, o conteúdo do Plano também está disponível no site da Prefeitura: www.saquarema.rj.gov.br.

No PlameS são apresentadas as diretrizes para a educação municipal para os próximos 10 anos, como preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), que contempla o ensino fundamental, a educação de jovens e adultos, a educação especial e a educação ambiental. No ensino fundamental, a meta é ampliar a oferta da educação infantil nos próximos 5 anos, para atender 30% das crianças com até 3 anos de idade e 80% da população de 4 a 6 anos. Também estão previstas ações para a redução das taxas de repetência e evasão escolar.

A educação de jovens e adultos também aparece como prioridade no PlameS, inclusive com proposta de parcerias com instituições de ensino superior. O estímulo a parcerias também se estende à educação especial que, entre outras coisas, deverá ser estimulada através da formação de professores para melhor atender à demanda no município. De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Paula, o plano é um primeiro passo para a melhoria do ensino municipal, que será aperfeiçoado ao longo dos anos através da prática nas escolas.

O Saquá 129 – Janeiro/2011

Matéria publicada na edição de janeiro de 2011 do jornal O Saquá (edição 129)

Similar Posts