Futebol

Brasil x Argentina com Ronaldinho Gaúcho dia 17

Por: Marcelo Vignoli

O técnico Mano Menezes acaba de anunciar a lista dos 23 jogadores convocados para a seleção brasileira que disputará amistoso com a Argentina, no próximo dia 17 de novembro, em Doha, no Catar. As duas principais novidades foram as convocações de Neymar e Ronaldinho Gaúcho. O primeiro volta depois de ter ficado fora da convocação para os amistosos contra o Irã e a Ucrânia, após a polêmica e as reações intempestivas que resultaram na demissão do técnico Dorival Júnior, do Santos. Mano Menezes explicou que Neymar será acompanhado e alertado sem maiores alardes: “Os torcedores brasileiros estão preocupados pelo talento e futebol que Neymar oferece. Vamos procurar interferir, na medida certa, conscientizando Neymar de que, além do bom futebol, um jogador profissional precisa de estabilidade emocional e maturidade”.

Já o segundo não era chamado para a seleção desde o 1º de abril de 2009, quando entrou no finalzinho do jogo contra o Peru, em Porto Alegre, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. As últimas atuações de Ronaldinho Gaúcho pelo Milan convenceram Mano Menezes: “O Ronaldinho que queremos é o que ele nos ensinou a gostar e avaliar como um dos melhores do mundo. Avaliar qualquer jogador por apenas um jogo é covardia, seja ele quem for, mas Ronaldinho é um jogador muito acima da média e será cobrado em cima disso.” Com a ausência de Ganso, convalescendo de uma cirurgia no joelho, Mano ressaltou que Ronaldinho está jogando mais centralizado no Milan e tem feito bons jogos: “Pelo que concluímos, para este jogo contra a Argentina é dele que precisamos no meio de campo, onde temos algumas deficiências”.

A expectativa é de assistirmos, no próximo dia 17, o quarteto Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Alexandre Pato e Neymar acenando para o início do retorno do futebol-arte na seleção brasileira. De modo geral, a lista de convocados para enfrentar a Argentina agrada porque segue a lógica da renovação proposta pela CBF e executada por Mano Menezes, embora pudesse incluir dois nomes muito lembrados: Hernanes, ex-São Paulo, agora brilhando no Lazio, e Marcelo, ex-Flu, titular absoluto do Real Madrid. Depois de três vitórias em amistosos contra adversários de menor nível técnico, desde que assumiu o comando da equipe, Mano Menezes agora vai poder testar os jogadores desta nova fase da seleção diante de adversários de maior expressão.

Contra a Argentina, este ano ainda, serão duas partidas: esta em novembro e outra em dezembro. Para 2011, a CBF já confirma os amistosos contra as seleções da França e da Alemanha.

O Saquá 127 – Novembro/2010

Matéria publicada na edição de novembro de 2010 do jornal O Saquá (edição 127)

Similar Posts