Educação Meio Ambiente

Projeto Pólen inicia produção em Saquarema

Os membros do Projeto Pólen em Saquarema que foram capacitados na UFRJ.

O Polo de Saquarema do Projeto Pólen, de educação ambiental, lançou o projeto “Um Lugar Para Recomeçar”, que mobilizará 30 jovens do 2º segmento do Ensino Fundamental das escolas municipais Orgé Ferreira dos Santos, Ismênia de Barros Barroso e Presidente Castelo Branco. Com esse objetivo, o Projeto Pólen de Saquarema realizou uma “Oficina Audiovisual” para ensinar os alunos a usar os equipamentos de gravação do vídeo, elaboração de um roteiro, técnicas de entrevistas, educação ambiental, etc. O projeto visa resgatar a história da Lagoa de Saquarema, tendo como enfoque principal a identificação de seus problemas, os processos socioeconômicos que interferem no seu equilíbrio e a busca de possíveis soluções.

Marques, da ONG Poabas, faz parte da equipe que administrou o curso.
Marques, da ONG Poabas, faz parte da equipe que administrou o curso.

Idealizado em duas fases, o projeto “Um Lugar Para Recomeçar” prevê a produção de um vídeo, feito por alunos da rede pública de ensino, que servirá de insumo para debates temáticos que serão realizados nos bairros da cidade, promovendo a reflexão a respeito das questões socioambientais que envolvem a Lagoa de Saquarema, além de contribuir para a mobilização da comunidade escolar e participação na gestão ambiental pública do município.

“Pretendemos que esse vídeo seja uma semente que gere uma discussão em torno da questão ambiental em Saquarema”, disse o coordenador local do Polo de Saquarema do Projeto Pólen, professor André Martins Borges.

Projeto Pólen é condicionante

Criado em 2005 como condicionante do Licenciamento Ambiental concedido pelo IBAMA para a Petrobras, para a ampliação do sistema de tratamento e escoamento da Fase 2 do Campo de Marlim (por meio do navio FPSO P-47) e de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimbá (através do navio FPSO Espadarte), na Bacia de Campos, o Projeto Pólen, elaborado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem objetivo de capacitar diferentes grupos dos 13 municípios das áreas de influência da região produtora, para que contribuam com o encaminhamento de resoluções de questões ambientais. Dentre as ações do projeto está a formação em gestão ambiental de professores, técnicos de meio ambiente das prefeituras e lideranças da comunidade. Além de Saquarema, há polos do Projeto Pólen em Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Capa O Saquá 121

.

Matéria publicada na edição de junho
de 2010 do jornal O Saquá (edição 121)

Similar Posts