Saúde & Ciência

Laboratório de Análise Imunológica

A prefeita e o vice e secretário de saúde Dr. Amílcar no novo Laboratório. Foto: Waldo Siqueira.

Atendendo a uma reivindicação dos pacientes que levavam até 3 meses para terem em mãos o resultado de seus exames, Saquarema conta agora com o Laboratório Municipal de Análise Imunológica, inaugurado no âmbito das inaugurações ocorridas no Aniversário da Cidade. Instalado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Saquarema, o laboratório oferece toda a infraestrutura necessária para a realização gratuita de testes de HIV, sífilis e toxoplasmose, beneficiando portadores de doenças sexualmente transmissíveis e as gestantes, que têm a recomendação da Organização Mundial de Saúde de fazer estes exames preventivamente. A expectativa é de que o resultado dos exames seja entregue aos pacientes entre 15 e 30 dias. A nova obra valoriza a comunidade e atende com dignidade àqueles que necessitam cuidar da saúde preferencialmente.

“A prefeita não mediu esforços para que fosse instalado este laboratório”, disse o secretário de Saúde e vice-prefeito, Amilcar Ferreira, lembrando que o trabalho foi realizado com recursos da própria Prefeitura, com equipamentos adquiridos a partir de convênios com os governos estadual e federal. O laboratório também é considerado essencial à prática da medicina preventiva.

“Apesar de ser fundamental para as gestantes, o exame também estará disponível para qualquer cidadão”, destacou Amilcar.

“Este laboratório mostra nossa preocupação em melhorar cada vez mais a saúde no município”, disse a prefeita Franciane Motta, que também falou que está dentro do prazo a obra de construção do novo hospital municipal, graças à parceria firmada com o governo do Estado.

Capa O Saquá 121

.

Matéria publicada na edição de junho
de 2010 do jornal O Saquá (edição 121)

Similar Posts