Futebol

Reta final para decidir quem é o campeão estadual

Boavista

Boavista, o melhor time do Interior. Foto: Paulo Lulo.

Faltando apenas uma rodada, prevista para os dias 3 e 4 de abril, Flamengo e Fluminense (mesmo com a derrota diante do Vasco) já garantiram, pelo grupo A, suas vagas nas semifinais da Taça Rio que reunirá os outros dois primeiros colocados do grupo B, num quadrangular em que os dois vencedores farão a final deste 20 turno do Campeonato Estadual. No grupo B, o dono de uma das vagas é o Botafogo, ao vencer o Boavista por 4 x 1, mas a 2a vaga ainda pode ser do Vasco, do América e, até mesmo, do Macaé, dependendo dos resultados que estas equipes consigam na última rodada. O Vasco enfrenta em campo neutro o Duque de Caxias, que ainda não está livre do rebaixamento. Já o América joga em casa, contra o Volta Redonda, que não depende do resultado para nada. Com chances bem mais remotas, o Macaé joga com o Fluminense, no Maracanã, torcendo contra o Vasco e o América. Se o Botafogo for à final deste 20 turno e sagrar-se campeão da Taça Rio, automaticamente será o campeão estadual de 2010, pois já conquistou o título da Taça GB (10 turno).

Dos dois times pequenos da Capital, o Olaria registra melhor desempenho que o Madureira e, por coincidência, definem posições, enfrentando-se na última rodada. Entre os considerados times pequenos do Interior, o Tigres já está rebaixado para a 2a divisão em 2011. A outra vaga de rebaixado é disputada, principalmente, por Americano e Resende, que vão se enfrentar em Campos na última rodada. Para tentar espantar o fantasma do rebaixamento, o Americano saiu de Campos e veio buscar a paz em Saquarema, concentrando-se no Centro de Treinamento do Vôlei, da CBV, em Barra Nova. Como conseqüência, nas duas rodadas anteriores disputou seis e ganhou quatro pontos preciosos: venceu o Vasco, em São Januário, e empatou com o Madureira, em Conselheiro Galvão. Também correm risco de rebaixamento, pela ordem, o Friburguense que na última rodada pega o Flamengo, em campo neutro, o Duque de Caxias e o Macaé.

Enquanto isso, o Boavista já garantiu sua posição como o melhor time do Interior no campeonato e, quem sabe, poderá conseguir também a condição de melhor dos times pequenos incluindo os da Capital (Olaria e Madureira), apesar da derrota de 1 x 0 para o Friburguense, quebrando sua invencibilidade nos jogos em Bacaxá e derrubando o seu segundo técnico na competição, Emerson Ávila, substituído por Jorge Porto para dirigir o time contra o Botafogo e o Tigres, ambos fora de casa. Com resultados nesses dois jogos e levando em conta as derrotas, na penúltima rodada da Taça Rio, de Olaria e América para o Resende e o Botafogo, respectivamente, o Boavista passa a ter chance até de conquistar uma vaga na Série D, do Campeonato Brasileiro.

Capa O Saquá 119

.

Matéria publicada na edição de abril
de 2010 do jornal O Saquá (edição 119)

Similar Posts