Cidade Meio Ambiente

Bloco da Limpeza

Escola de surfe promove limpeza na praia.

A Escola de Surf Itaúna e o Instituto nas Ondas do Futuro marcaram presença no carnaval com o bloco da limpeza, na praia de Itaúna. Com participação de 40 voluntários e grande adesão dos banhistas, recolheram aproximadamente 180 quilos de microlixo, num trabalho de educação ambiental e conscientização dos banhistas. O objetivo da campanha é sensibilizar moradores e turistas para a necessidade de cuidar do meio ambiente, com uma atenção permanente com as praias que são o principal cartão postal da cidade. Quando se fala em meio ambiente, pessoas desinformadas pensam que o assunto é moda; na verdade é questão de prioridade, pois no último século a humanidade acelerou muito a degradação do planeta. “A ambição do homem não dá tempo para a natureza se recuperar e já estamos sofrendo as consequências” diz Sol Angel, professor de surfe. “Devemos buscar políticas públicas baseadas na sustentabilidade, pois que herança iremos deixar para nossos filhos e netos? Vamos pensar pelo coletivo”.

Segundo Sol, as regras para a preservação são: ao sair da praia deposite o lixo produzido nas lixeiras. Não custa nada! Você estará colaborando para o bem estar da cidade e do ecossistema. A praia é um patrimônio de todos. Trate bem o que é seu. Quem ama a natureza deve preservá-la, dia-a-dia.

E cita a ambientalista Margaret Mee: “Nunca acredites que um pequeno grupo de pessoas não pode mudar o Mundo! Porque foram sempre esses que o fizeram!”

Capa O Saquá 119

.

Matéria publicada na edição de abril
de 2010 do jornal O Saquá (edição 119)

Similar Posts