Meio Ambiente

Formigueiro do Litoral

A Comissão de Meio Ambiente da Associação de Moradores e Amigos de Jaconé, AMA-Jaconé, e o Movimento Ambiental Pingo D’água promovem uma exposição fotográfica do Projeto Formigueiro do Litoral, em Jaconé, na Rua 96, ao lado da Drogaria Sudoeste, nos dias 26 e 27 de março, das 10 às 17 horas. Ameaçado de extinção, o Formigueiro do Litoral é um pássaro popularmente conhecido como Com-Com ou Conconha, que vive embrenhado na vegetação de restinga e é encontrado apenas na região entre Saquarema e Búzios.

O Projeto Formigueiro do Litoral tem o intuito de preservar esta ave, indicando ações prioritárias para a sua conservação, envolvendo políticas públicas, pesquisa,  comunicação, sensibilização e planejamento turístico e urbano da Região da Costa do Sol. O objetivo é garantir a conservação das restingas, através da criação de áreas protegidas, como é o caso da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Formigueiro do Litoral, criada nas margens do Canal Salgado em Jaconé.

Apesar do crescimento urbano de-sordenado em toda as áreas da Costa do Sol, trechos importantes de restingas vem sendo conservados, como a Área de Preservação Ambiental de Massambaba (APA de Massambaba), que abrange três municípios, Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo. Para assegurar a conservação desta e outras áreas, o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) vem se empenhando em criar o Parque Estadual da Costa do Sol, como forma mais efetiva de proteção e incentivo à atividade turística sustentável na região.

Capa O Saquá 118Matéria publicada na edição de março
de 2010 do jornal O Saquá (edição 118)

Similar Posts