Cidade

Todo o agito do carnaval de Saquarema

A irreverência do tradicional  Bloco das Piranhas, de Bacaxá. Foto: Waldo Siqueira.

Quem acha que Saquarema não tem Carnaval está enganado. Na época mais festiva do ano, as ruas da cidade são invadidas por blocos carnavalescos, que reúnem moradores e turistas em um agito que não tem hora para acabar.  “Os blocos são uma manifestação tradicional que mobiliza a comunidade local e visitantes com  brincadeiras  e muita diversão”, avalia o Secretario de Turismo Esporte e Lazer, Armando  Ehrenfreund.

O ensaio do Bloco Virgens de Itaúna. Foto: Paulo Lulo.
O ensaio do Bloco Virgens de Itaúna. Foto: Paulo Lulo.

Cerca de 30 blocos de rua vão percorrer bairros da cidade animando o público. Um dos mais antigos, o bloco do Truco, tem mais de 150 integrantes em sua bateria e todos os anos leva centenas de foliões às ruas de Saquarema. Outro bloco tradicional é o Virgens de Itaúna, que reúne moradores do bairro e homens vestidos de mulher. Na Vila, o Saquabloco encerra o desfile à beira-mar, quando os foliões aproveitam para um mergulho refrescante.  Em Jaconé, as opções são muitas: nada menos que 8 blocos arrastam milhares de pessoas nos 4 dias de folia.Vilatur, Boqueirão, Porto da Roça, Verde Vale, Bacaxá e outras localidades  do município também comemoram a festa de Momo. Para a criançada, a festa terá concurso de fantasias e matinê com banda na praça central da cidade. Já a Terceria Idade terá um baile à fantasia  no Clube Saquarema.

Os preparativos da decoração de carnaval do bairro de Jaconé, no Terceiro Distrito. Foto: Edimilson Soares.
Os preparativos da decoração de carnaval do bairro de Jaconé, no Terceiro Distrito. Foto: Edimilson Soares.

E, para quem gosta de carnaval com trio elétrico e música baiana, também haverá diversão garantida. Um grande trio em frente ao Iate Clube, na orla da Lagoa, vai animar as noites de carnaval. Pensando em garantir o conforto dos foliões, várias ruas serão fechadas e outras terão  o trânsito desviado. A cidade estará toda decorada para a festa, inclusive com bonecos gigantes, de aproximadamente 3 metros, desfilando entre  o público, como acontece nos carnavais de Olinda, em  Pernambuco. Em Jaconé, a Rua 96 também será decorada, como no ano passado. No centro, haverá instalação de banheiros químicos. E a Guarda Municipal terá um  aumento efetivo de 30 homens. Esse ano a prefeitura proibiu a circulação de carros de som, com funk e barulho.

Cerca de 80% da rede hoteleira já está ocupada para o carnaval, mas alguns hotéis e pousadas  ainda oferecem pacotes com custos bem variados. Bares  e restaurantes  também se prepararam para atender a demanda que cresce bastante  nessa época do ano. “Aos poucos estamos nos estruturando para oferecer os melhores serviços aos visitantes”, diz  o secretário de turismo.

Mesmo com a cidade em clima de festa, também existem opções de diversão para quem está fugindo do agito. A Serra de Matogrosso, onde está localizada a rampa de decolagem do Vôo Livre, tem pousadas e restaurantes e pode ser um excelente refúgio.  Na zona rural, no Palmital, os hotéis-fazenda também são um ótimo destino para quem quer descansar. E as praias, sempre lotadas de banhistas, são a certeza de um refresco nos dias de sol. Contudo, com ou sem carnaval, quem passar o feriado em Saquarema pode contar com 4 dias e noites de intensa alegria nas praias, serras e ruas da cidade.

Tenente Lima e Silva. Foto: Edimilson Soares.
Tenente Lima e Silva. Foto: Edimilson Soares.

A garantia do apoio policial

Segundo o tenente Lima e Silva, comandante da 4ª Cia, um reforço de 20 PMs do 8º Batalhão da Polícia Militar vai atuar no carnaval, além de mais 2 viaturas (somando um total de 11), mais 2 quadriciclos e 4 motos patrulha. Este ano será proibido o uso abusivo de carros de som. Haverá também o apoio da Guarda Municipal.

.

.

.

.

Capa O Saquá 117Matéria publicada na edição de fevereiro de 2010
do jornal O Saquá (edição 117)

Similar Posts

2 thoughts on “Todo o agito do carnaval de Saquarema
  1. porque e proibido carros de som em saqua ja que o canaval e festa podia libera a cidade nao fais evetos nem um a animasao sao os carros de som

    1. A proibição foi feita pela Prefeitura, baseada no Código de Trânsito Brasileiro. Maiores informações, você pode obter junto à Ouvidoria da Prefeitura Municipal.

Comments are closed.