Renato dos Santos: Enfermagem

Cuidando da saúde em 2010

Enfermagem - Dr. Renato José dos Santos

Ei, você, profissional de Saúde, você mesmo, que está lendo esta coluna; pare um pouco, agora, por apenas um minuto e pense na sua saúde. Como anda sua saúde? Será que você está dando a devida atenção a sua saúde? Está comprovado que os profissionais da área de saúde são os profissionais que menos cuidam da saúde.  Devido a esse fato, em 2010 vamos dar uma guinada nesta situação; vamos iniciar o ano com nossas vacinas em dia, principalmente tétano e hepatite. Por incrível que pareça, como temos profissionais da área de saúde que ainda não estão imunizados! E quando são perguntados, informam que já estão imunizados e ou que perderam os seus comprovantes… Estão enganando a si mesmos.

O índice de hepatite é altíssimo entre os profissionais de saúde. Como andam os seus exames de sangue, estão nos parâmetros de normalidades ou estão acima dos parâmetros permitidos? As pernas estão com varizes ou estão normais? Os dentes, como andam seus dentes? Está necessitando de tratamento? Como anda sua saúde mental? Com bons pensamentos? Você deve saber, claro que sabe, que existe tratamento para o mau humor. Existem pessoas que possuem raiva do sol, da lua, das plantas, das pessoas, nem se fala… São indícios de doença mental. Para não chegar ao estágio avançado, cuide da mente, leia bons livros, realize passeios, procure curtir a vida de maneira segura e sem riscos de acidentes.

Na parte física, você está se exercitando? Não precisa virar um marombeiro; basta apenas se exercitar e praticar atividades físicas regularmente. Espero que no final do ano, você não tenha abusado de bebidas alcoólicas, porque depois quem sofre é o seu fígado para retirar todo o álcool do corpo. Na parte alimentar, como anda sua alimentação, está adequada, está evitando excesso de refrigerantes, comidas gordurosas ou excesso de sal? Para finalizar, desejo a todos um Feliz 2010 e que Deus abençoe a todos.  Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa.

Capinha O Saquá 116Artigo publicado na edição de janeiro de 2010
do jornal O Saquá (edição 116)

Similar Posts