Política

Protegendo o Patrimônio Imaterial

O jovem vereador Rafael Pinheiro, primeiro secretário da Câmara Municipal, em plena atividade legislativa, no Plenário Carlos Campos da Silveira. Foto: Edimilson Soares

O vereador Rafael Pinheiro apresentou um projeto de lei tornando Patrimônio Cultural Imaterial do Município e Saquarema a Festa Religiosa de Nossa Senhora de Nazareth, as Folias de Reis e a Festa do Divino. O projeto aprovado por unanimidade na Câmara e já sancionado pela prefeita Franciane Melo, ganhou do bispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, uma manifestação de agradecimento pela iniciativa.

A Festa de N. Sra. de Nazareth é considerada o primeiro Círio de Nazareth do Brasil, mais antiga do que a Festa de Nazaré de Belém do Pará. Já a Folia de Reis Estrela do Oriente, do Terceiro Distrito, Sampaio Corrêa, é a única que sobreviveu até hoje, tendo recebido do Ministério da Cultura o Prêmio Humberto Maracanã, destinado aos Grupos Tradicionais Informais, em 2008. Assim como a Folia de Reis, a Folia do Divino, ou Festa do Divino, é uma tradição milenar que veio junto com os portugueses que vieram colonizar o país.

“Essa lei tem como objetivo valorizar a cultura local, visando a preservação das nossas manifestações culturais que são fundamentais para a identidade do nosso povo. É o retrato da nossa história”, diz o vereador Rafael Pinheiro. “O desenvolvimento de medidas de valorização dessas festas pelo poder público contribuirá para que a sociedade se conscientize da importância dessas manifestações culturais”, conclui o vereador.

Capinha O Saquá 115Matéria publicada na edição de dezembro
de 2009 do jornal O Saquá (edição 115)

Similar Posts