Paulo Renato: Prestanto Conta

Nossa Senhora de Nazareth

Prestando Conta - Vereador Paulo Renato

Não há emoção maior para a comunidade católica de Saquarema do que a festa da nossa Padroeira, Nossa Senhora de Nazareth. Há 379 anos, desde que a miraculosa imagem da santa foi encontrada por pescadores no penhasco à beira do mar, a população do município rende inúmeras homenagens a N. Sra. de Nazareth, celebrando todos os anos, no dia 8 de setembro, o Círio de Nazareth mais antigo do Brasil. Mas entre todas as honrarias prestadas à Santa Padroeira de Saquarema, nenhuma se igualou até hoje à visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém do Pará, que esteve por algumas horas em Saquarema, conduzida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e pelo bispo auxiliar de Niterói, Dom Roberto Paz.

Recepcionada por milhares de devotos saquaremenses que lotaram toda a Praça Santo Antônio, em Bacaxá, passando ao longo da Avenida Saquarema, com o povo acenando com bolas para o cortejo religioso, a imagem percorreu quilômetros, desde a Praça do Pedágio, na Via Lagos, até a igreja matriz, em cima de um carro do Corpo de Bombeiros. Com a presença dos padres Jorge e Zito, do deputado Paulo Melo, da prefeita Franciane Motta, do presidente da Câmara José Carlos Cabral, entre outras autoridades, realizou-se uma cerimônia solene, com hasteamento das bandeiras na entrada da igreja matriz, com banda de música e fogos.

Na ocasião, tive a oportunidade de conceder ao bispo de Niterói uma placa de prata comemorativa, com a comenda de Nossa Senhora de Nazareth, a honraria máxima da Câmara Municipal, enquanto o presidente José Carlos Cabral também concedia outra comenda para o arcebispo do Rio. Foi um momento de grande emoção. Como também a entrada triunfal da Padroeira de Belém do Pará na centenária igreja da Padroeira de Saquarema, uma mesma santa com imagens diferentes para duas cidades que agora são co-irmãs. O encontro das duas santas foi um momento único que jamais será esquecido pela comunidade católica saquaremense e marca o início do reconhecimento de que o Círio de Saquarema é o mais antigo do país, onde nasceu a devoção a Nossa Senhora de Nazareth no Brasil. Foi o primeiro passo para a elevação da nossa igreja matriz à condição de Santuário de Nossa Senhora de Nazareth.

Artigo publicado na edição 113 do jornal O Saquá

Similar Posts