Cidade Comunidade Cultura Educação

Nova presidenta do CEDIM

A presidenta Edna Calheiros (AMEAS) e a ex-presidente Helena Piragibe (UBM – União Brasileira de Mulheres) (Foto: Divulgação CEDIM)

A professora Edna Calheiros, ex-secretária de finanças do CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher) tomou posse como presidenta, substituindo a advogada Helena Piragibe, presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM). Criado em 1987, o CEDIM é vinculado à Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. O CEDIM foi um dos primeiros Conselhos de Mulheres no Brasil, tendo sido o primeiro em São Paulo.

Em reunião ordinária, realizada no início de fevereiro, foi encerrada a etapa de transição da presidência do CEDIM-RJ, com vitoriosa eleição para ocupar os cargos vacantes, que obtiveram 100% de aprovação no colegiado. Na ocasião, foram eleitas e imediatamente empossadas como presidenta a professora Edna Calheiros, representante da AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema) e como Secretária de Finanças Ana Kerlly, representante da UBM.

Edna Calheiros é professora e diretora do Subcomitê da Bacia Hidrográfica das Lagoas de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá. Entrelaçando feminismo e meio ambiente, Edna é ativista há vários anos, tendo se destacado nas lutas feministas e ambientais em Saquarema. A AMEAS, entidade que Edna Calheiros preside desde 2008, vem se destacando na conscientização da relação profunda entre Gênero e Água, uma relação que marca a vida e a trajetória de todas as mulheres no mundo. Afinal, o primeiro habitat da humanidade é a barriga da mulher, onde vive envolta em água.

Similar Posts