Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura Educação

P’ra frente, sempre!

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra
Esta é a mensagem da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, presidida pela escritora Beatriz Dutra, que como todas as demais academias acabou sofrendo um abalo no ano que passou

Em tempos tão difíceis, com tantas necessidades a atender, recebi pelo “zapp” do querido parceiro, maestro Ararypê Silva, bela melodia para letrar, intitulada “P’ra frente, sempre!”… Título atualíssimo!… Necessário e estimulante para este tempo de pandemia! Sim, “P’RA FRENTE, SEMPRE!”…ou nossas vidas ficarão estagnadas… ou, o que é pior, não sobreviveremos!… Pois, “viver é lutar”… sabemos disso…e “vida é luta renhida!”… também sabemos disso…Então, já nestes primeiros dias de 2021, tenhamos este pensamento concentrado, por maiores que sejam as dificuldades: “P’RA FRENTE, SEMPRE!”… E a lembrança de que “Deus não se nega a quem persevera” (Teresa de Jesus). E a lembrança de Clarice Lispector: “Uma das coisas que aprendi é que se deve viver APESAR DE(…) Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de, que nos empurra para a frente”. Assim, P’RA FRENTE, SEMPRE!”… mas sem esquecermos de carregar conosco os nossos SONHOS!… Porque SONHOS são asas que tornam mais leve a existência!… E abandonar os sonhos/ é imobilizar as asas/ e tornar-se /cotidianamente rasteiro… Escrevi no poema Triste Verdade.

Portanto, P’RA FRENTE E SONHANDO… P’RA FRENTE E SEGUINDO… mas tendo todo o cuidado, na luta diária pela sobrevivência, para não perdermos a SENSIBILIDADE, porque é ela que nos permite captar e sentir a beleza da vidaem toda a sua dimensão e no dia a dia… porque VIDA É BELEZA E VIDA É POESIA…”Vida e poesia são a mesma coisa” (Mario Quintana). E POESIA “é remédio contra a sufocação.” (Guimarães Rosa); “POESIA é a linguagem dos anjos” (Machado de Assis); “POESIA é a linguagem do indizível” (Göethe).

Estamos cansados, sim. Mas SIGAMOS!… porque tudo passa e esta pandemia também haverá de passar…

Estamos exaustos, mas o espírito é invencível. E se neste caos conseguimos sentir ainda a beleza da vida e sua poesia, isto significa que, cotidianamente, estamos indo, EM FRENTE… e FACE a FACE…com DEUS!…

Similar Posts