Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Política

Eleições em Saquarema serão frias como nunca ocorreu em sua história

A eleição não pegou! Às vésperas da eleição que vai ocorrer no dia 15 de novembro, a população ainda não decidiu em quem vai votar. É o que demonstra o silêncio observado nos bares, nas ruas, nas esquinas, na pouquíssima propaganda nos carros, nas parcas bandeiras balançadas com desdém, por moças, mocinhas e senhoras em alguns poucos lugares; enfim, nada indica que a eleição vai esquentar! Diferente de outros tempos no município de Saquarema, onde as eleições costumam ser bem animadas e com grandes disputas e impactos na população, este ano, talvez devido à pandemia da COVID 19, ou devido às rigorosas leis que definem a propaganda eleitoral, com muitas restrições, a verdade é que a eleição não pegou!

Mesmo assim, algumas tentativas foram saudáveis, ativando o clima de disputa pelo menos entre os cinco candidatos que participaram de um debate promovido pela Associação Raízes em seus canais, na internet. Com apoio do NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos), o debate mediado pela educadora ambiental Priscila Amaro teve uma grande audiência e serviu para traçar um quadro dos candidatos que participaram, aproximando-os de seus eleitores. Segundo a organização, os seis candidatos a prefeitos e prefeitas de Saquarema, incluindo a atual prefeita Manoela Peres, foram convidados e, com exceção de Manoela, todos responderam afirmativamente. Manoela nem respondeu e não foi.

UMA JANELA

Eleita há 4 anos, no lugar de seu marido, o ex-prefeito Peres, que foi impugnado, Manoela é apontada por algumas pesquisas como vencedora antecipada, com a maioria dos votos. Porém, uma pesquisa feita pelo Instituto Opnium, de Rio Bonito, foi proibida de ser divulgada, segundo o jornal O Dia, o mesmo instituto que há 4 anos dava o primeiro lugar a Peres e já naquela ocasião foi questionado como não confiável.

Voltando aos demais candidatos, o fato é que o debate dos jovens da Associação Raízes aconteceu e foi extremamente válido! Participaram (por ordem alfabética) os candidatos: Cosme Souza (PC do B), Luciana Queiroz (PSB), Marcio Motta (PSD), Renato Ribeiro (Coligação Saquarema Rumo ao Novo Futuro) e Rodrigo Borges (Coligação Saquarema para Todos). Ao final, foi lida a “Carta-Compromisso” da Associação Raízes para os candidatos, com várias considerações, sobre saneamento básico, proteção ambiental e mobilidade urbana. Em tempo de “novo normal”, o debate foi uma janela aberta por seu pioneirismo, embora já tenha sido realizado outro debate há anos, no CIEP (Brizolão) Astrogildo Pereira, que não teve o alcance do atual, impulsionado pelas redes sociais. O debate foi gravado e pode ser visto tanto no facebook como no YouTube. Abaixo, a “Carta-Compromisso” da Associação Raízes.

Similar Posts