Cidade Comunidade Educação Política

Uma Avenida mortal

Carta de um morador indignado

Saquarema, 28 de setembro de 2020.

Paulo Pinheiro dos Santos*

Nesse sábado, por volta de 20:00h estava eu na sala navegando na Web em meu Notebook e minha esposa no quarto, então explode um enorme barulho! De início, pensei se tratar de um veículo que colidiu com o poste. Estamos no nº 3590 da Avenida Salgado Filho, Boqueirão, e ao sairmos para verificar o que houve nos deparamos com uma triste cena: um corpo no chão, no centro da pista, cerca de 15 metros de nosso portão de garagem, uma bicicleta retorcida em nosso portão e um pé de chinelo dentro de nossa garagem. Perto desse corpo, um rapaz descontrolado, jovem, não mais de 20 anos. Fomos falar com ele sobre o que houve e vizinhos começaram também a chegar na triste cena; ficamos no meio da pista para evitar que algum automóvel em alta velocidade atropelasse o corpo do jovem.

Esse segundo rapaz nos falou que ele e seu colega estavam voltando para descansar, trabalhavam em uma obra como auxiliares de pedreiro, o jovem no chão veio há duas semanas de Manaus (penso eu tentar a sorte e melhor destino no RJ como muitos e muitos jovens para ajudar a família) e que ele seguia para a pousada em que está hospedado. O jovem falou que os dois vinham de bicicleta sentido Jaconé, quando em frente ao número 3580 tiveram que colocar as bicicletas no canto da via, nesse momento o jovem que estava à frente – e ficou vivo – só escutou a PANCADA, o automóvel CONTINUOU EM ALTA VELOCIDADE E FUGIU! O corpo do rapaz voou do número 3580 e pousou no número 3590, ou seja, foi projetado cerca de 25 metros; uma poça de sangue embaixo do corpo evidencia os danos. Nesse ínterim, parou uma enfermeira que havia saído de seu plantão e retornava para casa, rapidamente ela examinou o rapaz para ver se poderia fazer alguma coisa, então notamos o corpo franzino, 17 anos de idade, fratura exposta nas pernas, corpo torcido e encolhido. MAIS UMA MORTE NESSA VIA MORTAL!

Eu fiquei muito impactado com essa cena, minha esposa que é também profissional de Saúde, psicóloga, conversou muito com o colega do pobre jovem; eu liguei para Polícia, Bombeiros, Prefeitura, para o que eu pude tentar e CARROS CONTINUANDO TRANSITANDO EM VELOCIDADE ALTÍSSIMA quando os vizinhos colocaram galhos e pedras OBRIGANDO quem pensa que a Avenida Salgado Filho é uma pista de CORRIDA ou uma AUTOBAHN Alemã, em que não há limite de velocidade máxima, a pisarem no freio. Bem, mais tarde, em torno de duas horas da manhã o corpo do pobre jovem foi removido, MAIS UM NÚMERO, o atropelador fugiu…
Neste quarteirão já é a quarta morte em menos de 2 anos! Mais à frente, na outra esquina, seguindo do restaurante Casa Rosário em direção a Jaconé, foi um Senhor atropelado, quando atravessava a via e foi surpreendido por um carro em alta velocidade. Outro carro, em alta velocidade, ao ultrapassar um outro perdeu a direção e invadiu a praia, matando um tatuador de nome Bruxo, conhecido em Saquarema e senhor de idade, que ficou embaixo do carro e cujo corpo foi levado para a praia, junto com o carro. Uma senhora mais à frente, depois dessa esquina, levou uma pancada de um Caminhão que também se evadiu do local e nem ligou para o que tinha feito e foi mais um óbito.

Fora os acidentes no asfalto, um vizinho, morador de antes desse quarteirão da Casa Rosário, estava varrendo sua calçada quando um veículo o atingiu; com esse senhor foi ocasionado a perda de um braço! Fora animais inocentes que são feitos aos pedaços, cães, gatos, gambás, etc… É todo tipo de veículo em alta velocidade: motocicletas, carros e caminhões não utilizam freios, só buzinam feito loucos psicóticos. Alguns parecem que estão TESTANDO motos e autos nessa via, já que, independentemente de haver ainda algumas placas LIMITANDO A VELOCIDADE MÁXIMA EM 50 KM/H, isso nunca foi verdade, uma vez eu com um marcador de velocidade marquei um automóvel que estava em 150 Km/h. Não é brincadeira não, é terror mesmo! Tirar o carro da garagem ou entrar com ele é outro problema, principalmente para minha esposa, já que eles tendem a xingar e ofender mais mulheres. Caminhar é outro alto risco de morte pelos motivos expostos acima.

Para evitar mais mortes e mutilações

Pedimos: Quebra-molas de 200 em 200 metros; Radares visando apenar quem ultrapasse a velocidade máxima da via; Rondas visando coibir o uso de motocicletas sem o escape o que é proibido por lei; Se possível multa para quem joga lixo e emporcalha nossas praias. Esse documento será distribuído para a Prefeitura de Saquarema, vereadores, mídias municipais e estaduais e personalidades outras. Vamos fazer de Saquarema um lugar para realmente viver e sonhar!

*Paulo Pinheiro dos Santos, brasileiro, casado, morador na Av. Ministro Salgado Filho, 3590. É analista de sistemas, em Licença, por motivo de doença.

Similar Posts