Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Política

O Saquá 253 – Chamadas de Capa

Mobilização nas praias no Dia da Limpeza do Mundo

A Associação de Surf de Saquarema participou na Praia de Itaúna (Foto: INternet)

Centenas de pessoas no Rio de Janeiro, abraçaram o movimento Limpeza do Mundo (Clean Up the World 2020), buscando contribuir com um planeta mais limpo e sustentável. O movimento mundial tem o objetivo de chamar atenção da comunidade global e local, para a necessidade de cuidar do meio ambiente, através da coleta do microlixo nas praias, cachoeiras e margens das lagoas. Em Saquarema, o movimento foi coordenado pela empresa de ecoturismo BlueBirdsBR, com apoio da ASS (Associação de Surf de Saquarema) e da Escola de Surf Saquá. Devido à pandemia, foi mantido o distanciamento social evitando aglomerações, através de ações em diferentes pontos da cidade. Foram retirados da natureza cerca de 800 kg de resíduos: sapatos velhos, cadeiras de praia, televisão, fraldas, sacolas plásticas, chinelos, latinhas, garrafas, guimba de cigarro, cotonete, isopor, rede de pesca, canudos, sacos de biscoito e outros. A natureza agradece!
Página 5

Ameaças à Serra do Mato Grosso

A bela vista da Serra do Mato Grosso alcança a lagoa e o litoral (Foto: INternet)

A população da Serra do Mato Grosso, em especial da comunidade do Buracão, onde há um cachoeira irresistível, está passando um abaixo-assinado para a Prefeitura preservar a área que vem sendo atingida pela poluição e outros riscos ambientais. Lembrando que a Serra do Mato Grosso deveria ser uma Unidade de Conservação, conforme decidido em reunião de ambientalistas com a Prefeitura em 2012. Agora, a área está ameaçada de servir para expansão urbana – uma ameaça constante – pois o Plano Diretor foi alterado, há alguns anos, sem a participação da comunidade.
Página 2

O dilema de Bolsonaro

Bolsonaro está num beco sem saída, nas eleições municipais. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Leia a análise do colunista Silênio Vignoli. (Foto: Agência Brasil)

Premiação na Feira do Livro de Lisboa

Beatriz Dutra: premiada em Lisboa a colunista do jornal O SAQUÁ (Foto: Internet)

A poeta e cronista do Jornal O SAQUÁ, Beatriz Dutra, recebeu o prêmio de Menção Honrosa na 90a Feira do Livro de Lisboa. A crônica premiada – “Saudoso Manoel” – foi publicada na Antologia Sem Fronteiras pelo Mundo, Volume 5, lançada no estande da Rede Sem Fronteiras, na Feira que reuniu mais de 100 autores do mundo lusófono. Publicada originalmente no jornal O SAQUÁ, de abril de 2019, a crônica se dirige ao poeta pantaneiro Manoel de Barros e pode ser lida no site do jornal.
Página 4

Similar Posts