Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente

Dia da Limpeza do Mundo Um dia muito especial

A empresa de turismo ambiental BlueBirdBR coordenou o evento que teve apoio da Associação de Surf de Saquarema e da Escola de Surf de Saquarema (Fotos: Internet)

A décima oitava edição da ação global Limpeza do Mundo (Clean Up The World) aconteceu no dia 19 de setembro, sábado, simultaneamente em várias localidades no Brasil, com a força do voluntariado preocupado com o meio ambiente. O evento realizado em mais de 125 países, unindo 35 milhões de pessoas, conclamou à conscientização da sociedade á respeito do problema do microplástico encontrado nos animais marinhos, nos alimentos, no corpo humano e até mesmo na água que bebemos.

Preservando a margem da lagoa

Com início às 10h e término às 13h, o evento em Saquarema se iniciou na Praia da Vila, mas ocorreu em outros pontos na Praia de Itaúna e na Barrinha, no encontro da Lagoa de Saquarema com o mar. Todos que participaram, adultos e crianças, usaram máscaras e luvas descartáveis para catar o microplástico na areia.

Em Saquarema, 800 K de lixo

Visando a diminuição do impacto ambiental e alcançarmos um mundo melhor e sustentável, o Dia da Limpeza recolheu resíduos nas praias do Rio, em Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, na Cachoeira de Vargem Grande, na Prainha, Grumari, Sepetiba, Guaratiba, Cidade de Deus (com encontro na quadra da escola de samba Mocidade Unida), e em vários pontos da Baía de Guanabara).

Na Praia da Vila, Natalia Bresciani, Duda e Pietra Vignoli

Na Região dos Lagos, também foi feita a coleta de resíduos na Praia Rasa; em Maricá o evento foi em Guaratiba, nas margens da lagoa. Em várias cidades do país, as atividades do Dia da Limpeza do Mundo se realizou, com repercussão na mídia e nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn. O evento foi uma parceria entre a Plastic Oceans Foundation, o Instituto Clima de Desenvolvimento Sustentável e a Amigança Produções, com co-patrocíneo do Rei do Mate e apoio de várias instituições. Sacolas plásticas recicladas e luvas foram distribuídos aos participantes nos pontos de encontro.

Em Saquarema, o evento foi coordenado pela empresa de ecoturismo BlueBirdBR, que manteve o distanciamento social, evitando aglomerações, realizando ações em vários pontos simultâneos na cidade, como praias, lagoas e cachoeiras. No total, foram retirados da natureza cerca de 800 kg de material: sapatos velhos, cadeiras de praia, televisão, fraldas, sacolas plásticas, chinelos, latinhas, garrafas, guimbas de cigarro, palitos de cotonete, isopor rede de pesca, canudos, sacos de biscoito e outros resíduos, alguns doados ao projeto Casa Plástica. O evento teve o apoio da Associação de Surf de Saquarema (ASS) e da Escola de Surf Saquá

A limpeza solidária visa preservar o meio ambiente

Similar Posts