Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

Justa homenagem

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

LUIZ GONDIM: I-NES-QUE-CÍ-VEL!… Virtuosíssimo… Premiadíssimo!… Médico psiquiatra, escritor, poeta, orador, ocupou altas funções no meio acadêmico-cultural. Dentre elas, foi Vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) e Sociedade Eça de Queiroz. Fundador e orador oficial da Academia Brasileira dos Médicos Escritores (ABRAMES). Dentre as inúmeras medalhas e condecorações recebidas, cito a “Medalha Machado de Assis”, outorgada pela “Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa”, em reunião de 24/08/2017. E junto a essa preciosa qualificação, havia o ser humano sensível e atento às necessidades de seu próximo. Bom amigo e muitas vezes um menino, sempre se surpreendia e se extasiava diante da inesperada beleza da vida!…

Certa vez, em conversa de amigos, contei-lhe um fato inusitado que o encantou: em espelho abandonado no fundo do quintal de minha casa, curioso sabiá viu-se refletido. Deslumbrado, enamorou-se da própria imagem. Em comovente inocência, dançou para si mesmo, tentando a sedução. Durante vários dias, em frenesi, pôs-se a bicar (ou beijar?) aquele frio espelho. Dali só se afastou para se alimentar, e logo retornar à presença daquela fantasiosa companhia. Depois de vários dias naquele comportamento e tantas e tão vigorosas bicadas no espelho, eis que o mesmo se estilhaça, fragmentando, para sempre, o sonho daquele amor…
Pois bem, como resultado da minha narrativa, LUIZ GONDIM presenteou-me com a bela crônica, “Sedução”, em que conta e analisa, preciosamente, o fato, à luz da Psicanálise, e termina com esta bela lição de vida:
“Ouvi o relato, li o poema (de Beatriz) e, como resultante inevitável, surgiu a crônica. Percebo, capto a beleza da autodescoberta, da mais pura sedução, e o que é mais importante, da autoestima. Em se gostando o ser humano torna-se capaz de gostar do próximo e também ser gostado. Aceita-se com erros e acertos, limitações e qualidades, até porque são inerentes à própria existência. Se pudermos, vamos manter o espelho vivo; caso contrário guardemos a imagem autêntica e inesquecível.”

Luiz Gondim

  • Esta crônica, “Sedução”, de Luiz Gondim, foi publicada, na íntegra, no livro “Suavidade”, de minha autoria, em 2014. E está também incluída em meu novo livro, prestes a ser lançado, “Meus Poemas mais Amados”, ambos publicados pela ZMF Editora, sob o título: “ Do fato, uma foto, um poema e uma crônica”.

Similar Posts