Cidade Comunidade Política

A volta por cima do ex-vereador Paulo Renato

Paulo Renato e a esposa Paula (Fotos: Redes Sociais)

O ex-vereador Paulo Renato, o mais votado em seu primeiro mandato, em 1996, acaba de ser absolvido no processo eleitoral que o impediu de cumprir seu quinto mandato, em 2018. Absolvido recentemente, em fevereiro passado, por falta de provas consistentes, Paulo Renato se sente um homem realizado e passa o seu bastão político para outros membros da família: seu filho, o advogado Dr. Renato Ribeiro e sua esposa, a fonoaudióloga Paula Magno Ribeiro, mãe de Renato e veterana no atendimento na Policlínica Municipal. Juntos, Paula e Paulo Renato, sempre participaram de ações sociais no município, inclusive no atendimento às pessoas portadoras de deficiência, os chamados especiais. Paulo Renato foi presidente da Câmara por dois mandatos, num momento e que era preciso tomar decisões que ele teve coragem de assumir, enquanto vice-presidente da Câmara. No mandato seguinte foi reeleito, com maioria absoluta.

1. Quem é Paulo Renato?
Um neto de Saquarema, de uma família de Rio Mole. Sou casado há 34 anos com a fonoaudióloga Paula Magno Ribeiro e temos dois filhos: Renato Ribeiro (advogado) e Rafaella Ribeiro (médica).

2. Há quanto tempo vive em Saquarema e quais as suas principais atividades no município?
Sou de Niterói, mas vivo em Saquarema há 29 anos, sempre exercendo atividades políticas e participando ativamente da administração municipal. Fui secretário municipal de governo, vereador de 5 mandatos e presidente de Câmara Municipal 2 vezes.

3. Fala da sua atividade política, desde seu primeiro mandato na Câmara Municipal e seus principais projetos.
Quando exercia minhas atividades na Administração da Prefeitura de Saquarema, pude observar e tentar contribuir para amenizar a necessidade da população. Verifiquei também a ausência de um melhor trabalho dentro do legislativo. Assim, iniciei minha carreira política como o vereador mais votado no ano de 1996, realizando sempre um trabalho de grande participação na Câmara Municipal com determinação, responsabilidade e respeito ao cargo. Então, pude realizar diversos projetos, porém com destaque, o asfaltamento dos bairros Condado I e Condado II, em Bacaxá, junto com a Associação de Moradores da época. Destaco também o projeto de isenção de IPTU para aposentados, entre outros. E, para dar visibilidade às Sessões na Câmara, criei a TV Câmara, quando fui presidente.

ABSOLVIDO EM SAQUAREMA

O filho do ex-vereador Paulo Renato, o advogado Dr. Renato Ribeiro, fez a defesa do pai e conseguiu a absolvição por falta de provas consistentes

4. Como ocorreu o processo judicial no qual você foi absolvido?
Na eleição de 2016 um grupo de opositores fez uma denúncia ao Ministério Público com objetivos caluniosos, e fui acusado de transporte de eleitores, mas houve inconsistência de provas e fui absolvido em fevereiro.
5. Fale sobre mais sobre o processo e a absolvição.
Esse processo tomou uma grande proporção, sendo contratado o Dr. Renato Ribeiro como advogado principal da causa. Foi um processo com várias etapas e, finalmente, foi provada a minha inocência, diante da acusação de Transporte de Eleitor. Foram 3 anos e, no dia 07/02/ 2020 saiu a decisão do Meritíssimo Juiz de Direito Dr. Bruno Ruliere com Absorção do Réu.

6. Quais as suas expectivas para o futuro do município?
Uma cidade com crescimento, sem corrupção, desenvolvimento social satisfatório e prazeroso para os munícipes, com condições dignas de Saúde, Emprego, Segurança e Educação. Assim é o município que eu desejo.

7. Você é muito católico e ajudou a comunidade do Guarani a construir uma igreja. Fale um pouco da sua ligação com o bairro e desta construção, assim como também de uma igreja evangélica no Rio de Areia.
Minha participação na comunidade católica do Guarani foi a doação de um terreno para a construção para Paróquia de Santa Rita. Depois houve uma grande inauguração. Doei também um terreno no bairro Rio de Areia para a construção e ampliação da igreja evangélica Fornalha de Fogo.

8. Quais suas perspectivas políticas futuras?
Eu não serei candidato. No momento, meu filho, Dr. Renato Ribeiro, encontra-se como pré-candidato a prefeito e minha esposa, Paula Magno, pré-candidata a vereadora. Assim participarei com muito gosto dando o meu total apoio a estas candidaturas, confiante no êxito e na transformação de Saquarema.

Similar Posts