Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Dulce Tupy Opinião Política

20 anos do jornal O Saquá e da Tupy Comunicações

Editorial - Dulce Tupy

Ao chegarmos aos 20 anos do jornal O Saquá, sem interrupção, atingimos um marco significante no jornalismo praticado no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde raríssimas publicações resistem tanto tempo. Ao fundarmos a Tupy Comunicações, em julho do ano 2000, e lançarmos o número zero do jornal O Saquá, em caráter experimental, iniciamos uma trajetória de ousadia e inovação. Do número zero ao número 250 desta atual edição, de julho, praticamente todos os fatos relevantes da vida do município de Saquarema foram registrados nas páginas deste pequeno tabloide que nunca deixou de circular num único mês e às vezes saindo mais de uma vez no mês, como quando editamos edições especiais, com a história do município por ocasião do aniversário da cidade.

Essa façanha só foi possível graças ao apoio dos comerciantes, empresários, profissionais liberais e outros anunciantes que vincularam seus anúncios a nossa marca, demonstrando credibilidade do jornal. Algumas vezes o Poder Público foi nosso aliado, tanto na esfera federal, como estadual e municipal, na maioria das vezes publicando suas campanhas de utilidade pública. Assim, com o nosso jornal, mantivemos este serviço essencial para a sociedade que é a informação. Sem cair no sensacionalismo, mantivemos nossa postura coerente com os acontecimentos do dia a dia de Saquarema, tanto na área urbana como na área rural e industrial.

ANUNCIANTES: AMIGOS

No setor da construção civil, temos anunciantes como Construcenter, Lulemar, Casa Marlopes, Lospipos, SOServiços, Vignoli Madeiras, Yañez, Vidraçaria Saquarema, Porto Serralheria, Marmoraria Alternativa, entre outras. No setor da saúde, fizemos parceria com a Unimed, desde a sua inauguração em Bacaxá, com a farmácia de manipulação Nat Pharma e as Drogarias Sudoeste e Sol e Luar. Contamos também com o apoio da médica, Dra. Carmen, Dra. Fernanda de Paula, Dr. Elpídio Cañelas, Dr. Saint Clair, Dr. Leonardo Balinski, com os dentistas Dr. Luciano Brasil, Rogério Figueiredo, José Augusto e Dra. Patrícia Nunes Balinski, com as fisioterapeutas Dra. Nilma Carmélia, Dra. Adriana Bonelli e Marcelle Souza, o enfermeiro Dr. Renato Santos, além do saudoso Dr. Luiz Cláudio, um dos primeiros anunciantes do jornal.

Entre os advogados tivemos o apoio do escritório Francisco Alves, Cláudia Alves e Claudio Barcellos, Dr. Marco Aurélio, Dr. Ronan Gomes, Dr. Danilo Soares, Dr. Edison Maciel, Dr. Carlos Carneiro, Dr. Jorge Vaz e outros. Outros anunciantes são Fátima Yañez, produtos de beleza, em Bacaxá, o New Point Bazar, em Jaconé, o Dom Peppone, no Porto Novo e o Spazio Office Salas Comerciais, em Saquarema. Temos também o apoio pioneiro do Jipauto, peças e acessórios para buggy, o restaurante self service Mar e Sol e a pizzaria Ogros, além de Mãe Dolores de Xangô que sempre faz as previsões na virada de cada ano. Tivemos uma duradoura parceria com a Rio Lagos e com a Concessionária Águas de Juturnaíba, marcando as datas comemorativas da água e do meio ambiente.

UM JORNAL E 15 LIVROS

Finalmente, passaram-se 20 anos, desde que sonhamos e concretizamos esta iniciativa editorial. Além do jornal O Saquá, a Tupy Comunicações editou também 15 livros, sendo 2 em parceria com a Prefeitura Municipal de Saquarema: “Alberto de Oliveira, poeta de Saquarema”, de Francisco Alves e Lina Barcellos, e “Raízes da Minha Terra”, de Herivelto Pinheiro.

Não podemos deixar de agradecer o apoio dos empresários Ronaldo Lima, de Jaconé, que muito nos auxiliou em várias oportunidades, assim como Cícero Mota, empresário múltiplo, que tem como referência a Julia’s Pousada, em Barra Nova. É possível que estejamos esquecendo nomes, mas é normal, ninguém é perfeito. E, agradecimentos aos contadores Célio Vignoli e a seu filho Leandro, além do arquiteto Leonardo, que muito nos apoiam desde o início até hoje. Nossos sinceros agradecimentos.

Similar Posts