Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura Educação

Esperança e paciência

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Para onde foi parar aquela correria louca em que vivíamos? Aquela pressa exacerbada para tudo? Aquela falta de tempo para os desejos mais simples?… Escrevi no poema A PANDEMIA DE 2020:

De repente,
a pressa e a correria
dos nossos dias
dissiparam-se
no ar…
De repente, todo
o tempo que não
tínhamos veio
inteirinho para
as nossas mãos…
E atônitos,
perguntamo-nos:
E agora?…
Até quando?…
Perplexidade,
inquietação
e necessidade
de reaprendermos
a VIVER…
Mas priorizando
desta vez: o amor,
a amizade,
a saúde,
a solidariedade,
o perdão,
a realização dos sonhos…
Enfim…
a Felicidade!…

Sim, amigos, e enquanto o novo tempo não vem, pratiquemos e reforcemos a PACIÊNCIA… Já que “a paciência é uma decisão!…”, segundo M.J. Ryan, em seu livro “O Poder da Paciência”… E continua ela: “A beleza da opção pela PACIÊNCIA se encontra no fato de que mesmo que sejamos impacientes, sempre teremos uma outra oportunidade para escolher! Em qualquer circunstância que estejamos vivenciando, somos capazes de escolher a SERENIDADE. Dia após dia, momento após momento, a decisão é sua.”

Assim, urge que a paciência, nesses dias tão difíceis, seja praticada e fortalecida. Porque ela nos permite “manter a CALMA em situações de estresse, sejam elas causadas por circunstâncias externas ou pelo estresse interior da raiva… Por isso, a prática da paciência é uma das melhores coisas que podemos fazer pela nossa saúde.
E além disso, “a paciência nos conecta com a esperança” (M.J.Ryan). “A paciência é a arte da esperança” (Luc de Vauvenargues). Está nos Romanos 8:25.” Por causa da esperança, temos paciência para perseverar e lutar por aquilo que desejamos.”

Assim, tenhamos toda a paciência do mundo, para esse pesadelo da pandemia do Coronavirus, pois sabemos que ela vai passar… E tenhamos esperança que, depois que ela passe, vivamos de maneira diferente:… Quem sabe, como finalizei no poema:

… priorizando
desta vez: o amor,
a amizade,
a saúde,
a solidariedade,
o perdão,
a realização dos sonhos…
Enfim…
a Felicidade!…

Similar Posts