Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Política

O Saquá 244 – Matérias de Capa

 

Réveillon em Saquarema

Com menos ruído, a queima de fogos de artifício, atraiu uma multidão (Foto: SCOM/PMS)

No centro da Vila a queima de fogos teve menos barulho que nos anos anteriores, mas nos bairros a terra era de ninguém. Por pouco não ocorreram acidentes! O perigo das queimas de fogos sem fiscalização, nos bairros, sem proteção e sem fitas de isolamento, nas praias de Saquarema, deve ser prevenido no ano que vem. Em Barra Nova, a queima de fogos foi e frente à casa de um casal de idosos; um absurdo que poderia ter sido evitado, antecipadamente.
Página 3

 

Filme “Confederação dos Tamoios: a última batalha”

O cineasta Carlos Pronzato se inspirou em Saquarema para realizar o filme sobre a Guerra dos Tamoios (Foto: Carlos Alexandre/Museu de Conhecimentos Gerais)

O filme “Confederação dos Tamoios: a última batalha” estreou na sede da OAB em dezembro, mas deverá retornar à cidade em outras sessões previstas para este ano. Dirigido pelo cineasta argentino-brasileiro Carlos Pronzato, o filme é inspirado no livro “Tamoios, senhores do litoral”, do pesquisador Paulo Oliveira, de Saquarema. Com produção do jornal O Saquá e Tupy Comunicações, o filme traz depoimentos de historiadores, jornalistas e indígenas, que reconstroem a famosa batalha que teria ocorrido no Campo de Maranguá, em Sampaio Correa.
Página 4

 

Prêmio Nacional de Jornalismo Ambiental Chico Mendes

O cacique Tupã, da Aldeia Mata Verde, de Maricá, exaltou a relação profunda entre indígenas e natureza (Foto: Dulce Tupy)

O meio ambiente faz parte cada vez mais intensa em nossas vidas e está sempre nas notícias dos jornais impressos, nas rádios, na internet e na TV. Visando dar maior visibilidade às questões ambientais, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro está promovendo, com patrocínio da Prefeitura de Niterói, o Prêmio Nacional de Jornalismo Ambiental Chico Mendes. No lançamento do prêmio, feito no histórico Solar do Jambeiro, recém restaurado, em Niterói, a presença marcante da bióloga Angélica Mendes, neta do herói da Amazônia, Chico Mendes, além do jornalista, escritor e acadêmico Zuenir Ventura, entre autoridades municipais, jornalistas, ambientalistas e indígenas.
Página 5

 

Patrimônio Imaterial

O professor João Carlos Nara Jr. falou do culto a Santa Rita (Foto: Dulce Tupt)

O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) promoveu o “I Seminário de Patrimônio Imaterial”, no auditório da Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. O evento teve palestras, exposição, lançamento de livro e uma apresentação de bate-bolas, os tradicionais “clóvis” carnavalescos.
Página 8

 

Similar Posts