Cidade Comunidade Cultura Educação

Começa dia 30 a Festa de Nazareth, que é o mais antigo círio do Brasil

A bela projeção de imagens na fachada da Igreja-matriz no encerramento do Círio de Nazareth, realizada pela primeira vez no ano passado (fotos: Arquivo jornal O SAQUÁ)

Uma procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazareth sairá às 18h 30min da Capela de São João Batista, em direção à Igreja-matriz, para celebração da missa às 19h 30min. Em seguida, vão se apresentar o Coral Vozes da Esperança, o Ministério de Dança Esperança e a Sociedade Musical Santo Antônio que fará um concerto. Esta programação culminará com queima de fogos à meia noite e retreta festiva da banda de música, marcando a abertura do 389* Círio de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema, o mais antigo do Brasil.

A programação litúrgica e cultural se estenderá até o dia 8 de setembro, quando se comemora a natividade da padroeira de Saquarema, Nossa Senhora de Nazareth. Nesta data, o encerramento das comemorações será marcado por grandiosa procissão percorrendo as principais ruas do Centro da Cidade, a partir das 20 horas, fechando as atividades comemorativas com um maravilhoso show pirotécnico, num espetáculo sonoro e de luzes irradiadas pelos fogos de artifício.

O Cirio das Águas na lagoa é uma inovação que acabou sendo incorporada à festa e se transformou num dos atos mais valorizados pelos fiéis

Entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, uma extensa programação incluirá o Círio das Rodas, em 1* de setembro, saindo às 7h 30min da praça da Igreja-matriz e percorrendo os bairros do Boqueirão, Barra Nova, Jaconé, Sampaio Corrêa e Bacaxá, retornando ao local da saída, em Saquarema, onde ocorrerá a benção dos veículos. No dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, às 14 horas terá início o Círio das Águas, uma procissão marítima pela lagoa, com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazareth, partindo do bairro Jardim, em frente à Capela de São Judas Tadeu, parando no Boqueirão, em frente ao Colégio José Bandeira e seguindo pela lagoa, no Centro da Cidade, até o ancoradouro na praça da Igreja-matriz, onde os participantes serão abençoados.

Similar Posts