Engenheiras do Futuro

Saquarema foi ponto de partida para um projeto para estimular meninas a seguirem carreiras tecnológicas e científicas. Esta ação faz parte do Programa INOVE (Projeto de Extensão Mulheres Inovadoras Acontecendo na UNIRIO – MIAU). A oficina atendeu à chamada da AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema) e do CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher) para atividades comemorativas do Dia Internacional da Mulher, com apoio do Women in Engineering (WIE/IEEE UFRJ), da ONG Engenheiros Sem Fronteiras e do CREA-RJ, que patrocinou o transporte.

A oficina foi ministrada por 7 engenheiras, 1 estagiária de engenharia e 1 professora, para 37 meninas das duas primeiras séries do ensino fundamental da Escola Municipal Edilson Vignoli de Marins, no Rio d’ Areia. Através de desenhos, as meninas manifestaram suas ideias sobre o que é engenharia. O resultado surpreendeu: casas, carros, barcos e até foguetes… E aprenderam que engenharia é muita coisa!

O evento sensibilizou meninas de Saquarema para a engenharia, as ciências e o raciocínio lógico (Foto: Divulgação/CEDIM)

As crianças ficaram surpresas ao saberem das soluções criadas por mulheres: Amalie Auguste Melitta Bentz criou o “filtro de café”; Bette Nesmith Graham criou o “liquid paper”; Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorovich criou o “lavador/escorredor de arroz”; Mary Anderson criou o “limpador de vidros de carros”; Bertha Benz criou a “indústria de carros”. Assim, concluíram rapidamente que, quando há um problema, criamos uma solução!

O ponto alto da oficina foi a construção de uma moto, quando as crianças vibravam a cada colagem, imaginando a continuidade do engenho, até a conclusão final. Foi uma euforia indescritível; a moto andou sozinha! Foram palmas sem parar. Perguntamos se gostaram e um “SIM” uníssono ecoou na sala! Lindo! Cada criança recebeu o “Certificado de Participação”. Valeu a pena. Recebemos abraços e beijos das meninas que saíram dizendo: “eu quero ser engenheira”!

Participaram da oficina: Cládice Diniz, Cristina Hayassaka, Pâmela Mendes, Elizabeth Andrade, Isabela Sarmento, Isabela Brito, Marianna Azevedo, Gabriela Alcântara e Edna Calheiros.

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

A equipe do jornal O Saquá é formada por diversos jornalistas.