Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

‘‘País do Carnaval…’’

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

2019 veio assustador!… Apenas dois meses decorridos e tragédias como a de Brumadinho (MG) com inúmeros mortos (afinal, quantos ainda estão naquela lama?), numa devastação avassaladora e monstruosa, com imagens largamente exibidas pela TV e grande mídia…E nossos olhares atônitos, perplexos, diante daquela absurda realidade, que, ao que parece, poderia ter sido evitada…

Pouco tempo depois, nem bem nos recuperávamos daquelas cenas tão chocantes, outra tragédia anunciada. Desta feita, ocorrida no “Ninho do Urubu”, em Vargem Grande (RJ): um incêndio teria provocado a morte de dez adolescentes que bruscamente interromperam o sonho de melhorarem de vida, jogando futebol num clube tão querido quanto poderoso: o Flamengo. Incêndio que também, ao que as circunstâncias indicam, parece que poderia ter sido evitado…

E as notícias das inúmeras tentativas de “ feminicídios” que não param de acontecer ? Os homens estariam enlouquecendo, pela progressiva perda do poder que historicamente sempre tiveram ? Haja Deus !… No ano passado, segundo a “Data Folha” , mais de quinhentas mulheres, por hora, foram agredidas pelos homens… (JN, de 26/02/2019).
Tudo isso entristece, desalenta e nos atinge substancialmente. Sentimo-nos desamparados diante da gravidade dos fatos. “Gostar de viver dói” , escreveu Clarice Lispector. E como dói, Clarice! Mas não podemos perder a ESPERANÇA de que um dia, este País verdadeiramente mude e a responsabilidade esteja presente em todos os atos, tanto públicos quanto privados. e a negligência seja a exceção, acontecendo apenas uma vez ou outra. Aí sim, este país será um gigante de verdade!

Com isso sonhamos. E enquanto sonhamos, vem chegando o Carnaval…com multidões, já nestes dias pré-carnavalescos, aderindo aos “ Blocos de Rua “… Neles, as pessoas abrem os braços e o peito, soltam a voz e correm para a felicidade JÁ…AGORA…pois amanhã, ninguém sabe…

E quanto mais tragédias e desatinos sejam anunciados, maior a ânsia do SONHO de uma vida estável e feliz!… “Quanto riso, oh! , quanta alegria !…Mais de mil palhaços no salão…” Feliz Carnaval, leitores!

Similar Posts