Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente

Visita técnica à Lagoa de Saquarema

Representantes de órgãos públicos e da sociedade civil realizaram uma visita técnica à Lagoa de Saquarema, a fim de detectar os pontos de maior necessidade para a realização de um trabalho efetivo de resgate do meio ambiente saudável. A equipe foi dividida: parte foi por terra e a maior parte foi de barco, unindo-se ao final para trocar experiências.

A equipe da embarcação flagrou a ação de máquinas que desmatavam áreas de preservação ambiental, inclusive a abertura de estradas em meio a vegetação. Além deste fator, várias outras ações humanas, como despejo de esgoto na lagoa degradam o meio ambiente. O presidente da Colônia de Pescadores Z-24, Matheus de Souza, usou seu barco próprio para realizar a visita técnica promovida pelo Subcomitê das Lagos de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá.
O Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), delegatária do Comitê das Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ), esbarrou na burocracia para a realização da visita pela necessidade de ter 3 orçamentos para contratar o serviço da embarcação; a maioria dos pescadores de Saquarema não possuem CNPJ, para poder participar de licitação, como a lei exige. Diante desta situação, Matheus cedeu gentilmente seu barco, além de guiar a equipe na embarcação.

Matheus, presidente da Colônia de Pescadores Z-24, emprestou seu barco para viabilizar a visita técnica na Lagoa de Saquarema (foto: Michele Maria)

Na van que seguiu pelo entorno da lagoa, foram visitados os bairros do Areal, Boqueirão, Barra Nova, Jaconé, em especial o Canal Salgado e a Praça Charles Darwin, Estrada do Jardim e Ponte dos Padres, Barreira e Verde Vale, em especial o local de desague da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Bacaxá, da concessionária Águas de Juturnaíba, além da Lagoinha, em Itaúna, Lagoa das Marrecas, em Barra Nova e o canal da Barra Franca, na Barrinha.

Participaram da visita representantes do Museu de Conhecimentos Gerais, Carlos Alexandre e Luiz Lopes, a jornalista Michele Maria, representando a AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema), Nelson Ferreira da Itograss, representando os produtores de grama de Sampaio Corrêa, a jornalista Dulce Tupy, representando o Instituto Lagrange, dois de técnicos do CILSJ, o biólogo Luis Fernando Faulstich e a estagiária Maria Luiza e Matheus da Colônia.

Participaram desta roda de conversa: as jornalistas Michele Maria e Dulce Tupy.

Similar Posts