Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Opinião Política

O Saquá 231 – Chamadas de Capa

 

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Dezembro de 2018 (edição 231)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar


 

Os 30 anos do assassinato do líder ambiental Chico Mendes

Chico Mendes lutava pelos povos da floresta e pelo meio ambiente (foto: Internet)

Em dezembro de 1988 foi assassinado o líder e defensor da Amazônia Chico Mendes. Morto por tiros disparados por fazendeiros locais, Chico estava na porta da cozinha de sua casa quando foi abatido. A residência onde morava com a esposa e dois filhos pequenos permaneceu intocável, desde que Chico morreu, e é visitada por ambientalistas do mundo inteiro, em Xapuri, no Acre. Por sua luta, Chico recebeu em vida o maior prêmio ambiental da ONU, o Global 500, entre outras homenagens, a maioria homenagens póstumas, pois sua obra não para de crescer. Hoje, existem várias reservas extrativistas na Amazônia, entre elas a Reserva Chico Mendes, para preservar os seringuais e os povos da floresta.
Página 3

 

O governo generalista do capitão Bolsonaro

O capitão da reserva que
virou presidente do Brasil (Foto: Internet)

Apesar dos especialistas garantirem que essa inédita marca da presença de militares no governo do capitão Bolsonaro não viabiliza qualquer consideração induzindo à semelhança do que houve a partir de 1964, com a ditadura militar, pois a atual geração de militares viveu o período de profissionalismo e pacificação política dos quartéis, não se pode esquecer das profundas feridas que ainda estão cicatrizando lentamente nas gerações nascidas a partir de 1940. O jornalista Silênio Vignoli analisa o atual momento político e faz projeções para o futuro institucional do país.
Página 2

 

Lixão tinha prazo para acabar

Reportagem na TV deu o alerta para o grave problema ambiental (foto: Internet)

O lixão de Saquarema situado no Rio da Areia já deveria ter acabado, mas permanece como uma chaga aberta na Mata Atlântica local. Poluindo o ar e os córregos próximos, povoado por urubus, o lixão é totalmente insalubre para a atividade de catadores que permanecem no local para retirar dali o seu sustento. Reportagem recente no Programa Alerta Geral, na TV Record, denunciou o quadro degradante do depósito de lixo no município.
Página 2

 

Similar Posts