Cidade Comunidade Educação

A posse da nova diretoria do CEDIM

Realizou-se na sede histórica do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDIM), na Rua Camerino, no centro do Rio, a posse da nova diretoria colegiada, composta por Helena Piragibe, presidenta, Edna Calheiros, secretária de finanças e Fátima Santos, secretária geral. Pela primeira vez desde a fundação do CEDIM, em 1987, a diretoria é formada por representantes da sociedade civil, o que só foi possível após a mudança do estatuto que viabilizou essa conquista.

Cristiane Lamarão deu posse as novas diretoras do CEDIM: Helena Piragibe, Edna Calheiros e Fátima Santos

 

O evento lotou o auditório do CEDIM, com representantes dos movimentos feministas e de mulheres, conselheiras e gestoras municipais, ex-presidentas, Fórum das Mulheres Negras, sindicatos e centrais sindicais, membros do Dossiê Mulher, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e do Poder Legislativo, entre elas as deputadas federais Benedita da Silva e Jandira Feghali, além da presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa (ALERJ), deputada Enfermeira Rejane. O dia da posse foi escolhido como homenagem à vereadora Marielle Franco, pela passagem de dois meses do seu assassinato.

Maria Prestes, viúva do líder Luiz Carlos Prestes e Angela Fontes, do IBAM, que fez o cerimonial

A TV Comunitária do Rio, Canal 6 Net, e o Jornal on-line Tribuna da Imprensa Sindical cobriram e veicularam o evento. O ato se iniciou com uma fala de Maria Prestes, autora de “Meu Companheiro, 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes” e de Vilma Piedade, autora de “Sororidade”. Houve também uma apresentação de Celina Arêas e o lançamento da revista Mulher de Classe, da Secretaria da Mulher da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil, além de uma emocionante apresentação da poeta Letícia Brito. A cerimônia se encerrou com a subsecretária da Mulher, Cristiane Lamarão, oferecendo uma rosa a cada diretora eleita e empossando, em nome do Secretário de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e para os Idosos, João Ricardo Ribas, a nova direção do CEDIM.

Similar Posts