Cidade Comunidade Cultura Educação História Meio Ambiente Opinião Política

O Saquá 222 – Chamadas de Capa

 

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição de Março de 2018 (edição 222)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar

 

 

 

Intervenção Federal no Rio aponta para a reeleição

O presidente Michel Temer deixou de lado a reforma da Previdência, que seria votada em fevereiro, mirando na sua reeleição (Foto: Agência Brasil – EBC)

Com o maior índice de rejeição na história deste país, o presidente Michel Temer deu um golpe de mestre, ao decretar Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro logo após o carnaval, onde foi retratado no desfile das escolas de samba como um vampiro que suga o povo brasileiro. Tudo indica que, depois dessa jogada, o efeito esperado é uma reviravolta eleitoral, já iniciada com o descarte da votação da polêmica reforma da Previdência, mirando a possibilidade de reeleição do presidente. Afinal, mais um mandato presidencial para Temer seria sua grande chance de garantir o foro privilegiado por mais 4 anos, uma prerrogativa que muitos políticos envolvidos em processos como a Lava-Jato almejam.
Página 2

 

Julgado no TSE, Zezinho Amorim é ficha limpa!

Zezinho na Tribuna da Câmara (Foto: Arquivo jornal O Saquá/Edimilson Soares)

Há 20 anos, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Saquarema Zezinho Amorim aguardava uma ação judicial ser julgada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Absolvido por 5 votos a 2 no plenário do TSE, Zezinho Amorim confirma a fama de ser um político competente, correto e íntegro. : Nascido no Rio, mas criado em Saquarema, Zezinho exerceu vários cargos na administração municipal.
Página 3

 

Fóruns da Água vão se confrontar em Brasília

Nascente do Rio Roncador, na Serra do Matogrosso, em Sampaio Corrêa, uma preciosidade em Saquarema (foto: Arquivo jornal O Saquá/Dulce Tupy)

Dois fóruns, o 8° Fórum Mundial da Água, e o Fórum Alternativo Mundial da Água – o FAMA – irão se contrapor entre os dias 18 e 23 de março, na capital da República. O 8° Fórum Mundial da Água vai reunir pela primeira vez na América Latina a cúpula dos gestores mundiais do setor, empresários, técnicos, cientistas, políticos, professores e outros, num evento com cerca de 30 mil participantes. Já o FAMA terá dimensões menores; cerca de 7 mil pessoas, na maioria ambientalistas, que questionam a condição da água como mercadoria. Para eles a água é um bem comum que não pode ser mercantilizado.
Página 5

 

Dia Internacional da Mulher

A socialista alemã Clara Zetkin (Foto: Internet)

Comemorado em vários países do mundo, o Dia Internacional da Mulher surgiu no final do século 19 e início do século 20, a partir de manifestações na Europa e nos Estados Unidos. Porém, o Dia 8 de Março foi adotado pela ONU (Organização das Nações Unidas) somente em 1975, quando foi proclamado o Ano Internacional da Mulher. A data é uma homenagem às primeiras feministas que lutaram por melhores condições de trabalho e por direitos políticos. No Rio de Janeiro, a Marcha das Mulheres arrastou milhares de feministas pelas ruas do Centro, apesar da chuva, se encerrando na Praça Quinze.
Páginas 3 e 7

 

Similar Posts