Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação História Meio Ambiente

O Saquá 219 – Chamadas de Capa


Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ

Edição de Dezembro de 2017 (edição 219)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar

 

 

 

No Dia da Consciência Negra, homenagem a Zumbi dos Palmares

A convite do presidente do Gethomn, professor Maurício, a presidente da Câmara Adriana participa do debate, ao lado da secretária municipal de desenvolvimento social, Eliana Aquino e da vereadora Elisia, numa mesa com representantes do Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro, Araruama e Cabo Frio (foto: Dulce Tupy)

O dia 20 de novembro é feriado no Rio de Janeiro, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares. A data é comemorada desde 2003 em todo o Brasil, quando o ensino de história e cultura negra tornou-se obrigatório em todo o país. Em Saquarema, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu, junto com o Gethomn, grupo de ativistas negros do Rio da Areia, o II Seminário de Promoção da Igualdade Racial. Participaram: a Dra. Margareth Ferreira, procuradora de Cabo Frio e presidente do Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (CENIERJ), João Félix, subsecretário de Cultura de Araruama e Manoel Justino, superintendente de Igualdade Racial de Cabo Frio. O debate que incluiu também as vereadoras Adriana e Elisia, presidente e secretária, respectivamente, da Câmara Muncipal, foi aberto pela secretária de Desenvolvimento Social Eliane Aquino e mediado pelo professor Maurício, presidente do Gethomn.
Página 4

 

O poeta Portinari é revelado em livro de Kátia Devino

O clima das brincadeiras de infância, bem como os temas sociais, estão presentes tanto nas pinturas como também nas poesias de Portinari

O poeta Portinari é um talento ainda pouco conhecido diante do reconhecimento do grande pintor Portinari, um dos mais renomados do mundo. Com a mesma temática que caracteriza sua obra – estudos, desenhos, quadros, murais – os poemas de Portinari trazem a atmosfera da infância em São Paulo e a denúncia das desigualdades sociais. É fascinante. No mínimo um livro revelador.
Página 8

 

 

 

Eleita nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas

Os jornalistas Continentino Porto e Mário Souza, ex-presidente e presidente eleito, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ)

Foi eleita e nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói. Com participação de jornalistas de 10 municípios, a nova diretoria é presidida por Mário Sousa que substitui Continentino Porto, para o novo mandato de 2017 a 2020. Foi eleita primeira vice a jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá, de Saquarema.
Página 2

 

MANGUE

Filhote de maguari na lagoa de Saquarema (Foto: Camila Leite)

O mangue é um ecossistema importantíssimo e precisa ser protegido para preservação das espécies e equilíbrio do meio ambiente. Em Saquarema, o grupo Zoé promoveu um dia de reflorestamento com mudas amarradas a 200 estacas de bambu na beira da lagoa.
Página 3

 

 

Similar Posts