Cidade Comunidade Dulce Tupy Opinião

Os 17 anos do jornal O SAQUÁ e da TUPY COMUNICAÇÕES

Editorial - Dulce Tupy

Há 17 anos, quando surgiu o jornal O SAQUÁ e a TUPY COMUNICAÇÕES, empresa que edita, não só o jornal, mas também livros, Saquarema era uma cidade bem menor do que a atual. Havia poucos jornais circulando, quase não havia outdoors e as chamadas mídias digitais ainda não existiam. Os computadores eram novidade. E a grande mídia local era a única rádio comercial do município, a Serramar, numa época em que não existiam as opções das web rádios, como atualmente, e as redes sociais que transmitem tudo, de texto a fotografia, de música a informativo, de vídeo a cinema. A comunicação era muito precária e muito mais manipulada do que hoje. As campanhas políticas eram feitas quase que exclusivamente através de impressos, principalmente panfletos.

Nos últimos anos, tudo mudou e tivemos que nos adaptar a esta mudança veloz, sem perder nossa característica maior, nossa missão de informar com qualidade, cobrindo um pouco de tudo que acontece em Saquarema. Com nosso slogan – válido até hoje – “Jornal O SAQUÁ / o jornal de Saquarema” – começamos inovando no mercado da comunicação, voltando nosso foco quase que exclusivamente para o município, incorporando temas que não eram tratados até então pelos outros jornais locais e nem pela rádio, como o surfe, a pesca, os bairros, a agricultura, a vida rural, as festas populares, o carnaval, o turismo, o meio ambiente, a religiosidade, a culinária, além da tradicional cobertura dos fatos políticos: eleições, Câmara Municipal, administração pública, saúde, educação, limpeza urbana, etc. Assim conquistamos nossos leitores que nos acompanham até hoje, a cada edição que colocamos nas bancas de jornal, todos os meses. Essa constância, essa periodicidade, foi uma meta alcançada plenamente por mim e pelo repórter fotográfico Edimilson Soares, um guerreiro.

Ao completar 17 anos, neste mês de julho, estamos concluindo mais um ciclo de vida, trabalho e compromisso para continuar informando a população saquaremense e os demais leitores que nos acompanham neste universo da multiplicação da informação, através do nosso site – osaqua.com.br – e do facebook, na internet. Avançando ainda mais, agora estamos publicando no site da TUPY COMUNICAÇÕES as capas dos 14 livros que editamos em Saquarema, com suas respectivas capas e contracapas, além de um pequeno resumo do conteúdo. Desta forma, a cada ano que passa, demonstramos o alto grau de profissionalismo que alcançamos, nossa capacidade empreendedora, nosso bom caráter inovador e nossa vocação intelectual.

No site tupycomunica.com, contamos com o talento da designer Lia Caldas. A ela e a atual equipe do jornal O SAQUÁ – jornalista Alessandra Calazans, diagramador Ronan Conde, distribuidor Alessandro e motorista Alex – nossos agradecimentos, assim como aos nossos colunistas – a veterana Beatriz Dutra e os estreantes Edna Calheiros e Guilherme Stocchero – além do contador Celinho, por sua generosidade, sem a qual não teríamos conseguido chegar até aqui.

Similar Posts