Cidade Comunidade Saúde & Ciência

Clínica da Mulher

As mulheres de Saquarema podem contar com novos serviços médicos especializados. A Clínica da Mulher foi inaugurada e já está em pleno funcionamento, sob a responsabilidade do diretor médico Dr. Leonardo Faria e uma equipe especializada de profissionais da saúde. Situada na Av. Saquarema, nº 3557, no Porto da Roça, funciona das 7h às 17h horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. No dia 20 de cada mês, começa a marcação para o mês seguinte até completar o número de vagas. Para agendar as consultas é necessário apresentar: Identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, um telefone pessoal e outro para recados. Desde a chegada na recepção, a mulher é atendida por profissionais preparados para um atendimento humanizado e acolhedor.

O espaço tem como principal objetivo a “Saúde preventiva da Mulher” e absorveu, de imediato, a demanda do CAMIS e da Policlínica, com cerca de 360 marcações para junho/2017, além de 120 novos cadastros em 2 dias após a inauguração. Há serviços que atendem todas as mulheres e outros específicos para gestantes. Os serviços são: exames preventivos, mamografia, ultrassonografia, dermatologia, ginecologia, mastologia e exame de colposcopia. E, somente para gestantes: pré-natal, nutrição, vacinas, oficinas, palestras específicas, exames laboratoriais (em implantação) e odontologia (em implantação). A gestante que tiver 100% de frequência concorrerá a um “Chá de Parto”, com um enxoval completo. O “Projeto da Mulher Gestante” será ampliado em breve com novas ações: “Álbum de Fotografias da Gestante”, “Oficina de Amamentação” e um “Banco de Leite Humano”.

Esta primeira Roda de Conversa traz para reflexão a questão da Saúde da Mulher, na luta pela prevenção de doenças características do público feminino e pelos serviços públicos que garantam o acesso da mulher aos tratamentos necessários. Que cada uma de nós seja uma agente cuidadora, umas das outras, na busca de uma melhor qualidade de vida e no pleno exercício da cidadania! Participaram desta primeira roda de conversa, promovida pela Associação de Mulheres Acontecendo em Saquarema (AMEAS), Denise Fortino, Elinete Rocha, Ana Márcia Palacio, May Nassar e Cléa Silva.

Similar Posts