Cidade Comunidade Cultura História Social

Cerveja Maria Prestes é lançada no Rio de Janeiro

De férias em Saquarema, Maria Prestes e a neta Andreia, uma das idealizadoras da Cervejaria Feminista (Foto: Dulce Tüpy)

A Cervejaria Feminista acaba de lançar sua primeira produção de cervejas artesanais. Idealizada por 4 mulheres, Andreia Prestes, Maria Antônia Goulart, Maura Santiago e Clarissa Cogo, a proposta é lançar rótulos que homenageiem mulheres com uma trajetória de luta pela liberdade e igualdade das mulheres. A primeira é Maria Prestes, viúva do senador e líder comunista Luiz Carlos Prestes. O badalado lançamento, noticiado até na coluna do Ancelmo Góis (O Globo), foi no bar Manisfesto, no Leme.

Militante do Partido Comunista desde jovem, Maria viveu parte da vida na clandestinidade no Brasil e no exílio na Rússia, onde criou seus 9 filhos, durante a ditadura militar brasileira. Companheira de Luís Carlos Prestes por 40 anos, encontrou em Saquarema um local para descanso, onde passa grandes períodos em sua casa na Manitiba, entre os bairros de Barra Nova e Jaconé. A receita da cerveja Maria Prestes foi inspirada na que Maria saboreava em visita à Checoslováquia, durante o exílio. Em breve, a cerveja Maria Prestes será lançada em Saquarema.

Similar Posts