Comunidade Política

Primeiros atos da prefeita Manoela

A posse da nova prefeita Manoela e do vice Pedro Ricardo aconteceu na escadaria da Prefeitura no dia 1° de janeiro (Foto: Divulgação Facebook)
A posse da nova prefeita Manoela e do vice Pedro Ricardo aconteceu na escadaria da Prefeitura no dia 1° de janeiro (Foto: Divulgação Facebook)

A prefeita ainda não tinha tomado posse, no final da tarde nas escadarias da Prefeitura de Saquarema, e já rolava uma obra de seu governo em Bacaxá, no cruzamento da Estrada da Barreira e várias ruas, entre elas a movimentada Avenida Saquarema, principal artéria da cidade. Máquinas removeram o canteiro com plantas e árvores recém-construído pelo governo Franciane Motta, no conjunto das obras de revitalização do centro de Bacaxá, antes mesmo que a nova prefeita Manoela fosse empossada. Sem nenhum planejamento – a não ser a promessa de campanha de que seu primeiro ato seria esta remoção do canteiro inaugurado por Franciane, que modificava o trânsito naquela localidade para evitar constantes atropelamentos e batidas de carro – a primeira obra de Manoela já ficou inacabada.

Já no dia 2 de janeiro, aparecia publicado no Jornal da Região a nomeação de seu secretariado e a revogação de vários atos da ex-prefeita Franciane, que empossou no final de seu governo, em dezembro de 2016, os concursados para preenchimento de cargos públicos, conforme determinação do Ministério Público. Mas Manoela entendeu que as nomeações foram apenas para gerar despesas a seu governo e revogou quase tudo, mantendo apenas os concursados na área da educação e saúde! Resultado: a maioria dos concursados que não foram contemplados estão entrando com ações na Justiça, contestando o ato da nova prefeita.

Manoela também já encaminhou à Câmara pedidos de alteração de várias leis que haviam sido sancionadas, entre elas a chamada “Lei da Ficha Limpa” que, acompanhando a legislação nacional, determina que os chamados “fichas sujas” não possam assumir cargos públicos. É o caso do ex-prefeito Antonio Peres, marido dela mesma, e do ex-prefeito Dr. João Teixeira, pai do vice Pedro Ricardo. Ambos com processos já julgados e enquadrados na “Lei da Ficha Limpa”, não poderiam em princípio exercer os cargos que a prefeita gostaria que exercessem ao seu lado: Peres na secretaria de Governo e Dr. João na secretaria de Saúde. O jeito foi colocar “laranjas” que já estão respondendo pelas respectivas pastas.

Tomaram posse no novo governo os seguintes membros: prefeita, Manoela Peres; vice-prefeito, Pedro Ricardo; secretário de Finanças, Águido Henrique (Xará); controlador geral, Paulo César Garritano; secretário Educação e Cultura, Rafael Vitorino (Pastor Vitorino); secretário de Planejamento e Gestão, Gustavo Camacho; secretária de Obras e Urbanismo, Cláudia Márcia de Almeida; secretária de Gabinete, Ana Amélia Alves Quintanilha (irmã do ex-prefeito Peres); secretário de Receita e Tributação, Célio Ricardo Pereira; secretário de Meio Ambiente, Melchiades Nascimento Filho (Mel, irmão do vereador Abraão da Melgil); secretário de Transporte e Serviços Públicos, Lindomar da Rocha; secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rômulo de Almeida (filho do novo deputado federal Lourival Gomes e irmão do vereador Roger Gomes); secretário de Comunicação Social, Nilson Júnior (locutor); secretária de Desenvolvimento Social, Eliane de Aquino (professora); secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Jorge Alex; secretária da Mulher, Yara Souza (Cici, escritora e dona do Hotel Saquarema); secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Arnaldo Duarte; secretário Municipal de Governo, Paulo Luiz de Oliveira (escritor); secretário de Saúde, ainda não nomeado, ficando como responsável Flaviana Ruade (advogada); procurador geral, Antônio Francisco Alves Neto (ex-vereador Chico Peres); presidente do Instituto de Benefícios e Assistência dos Servidores de Saquarema (IBASS), Adriano Gomes (enfermeiro).

De todos os atos do novo governo, os que mais repercutiram foram o do fim da Lei da Ficha Limpa, que durou menos de 2 meses em Saquarema, e o anunciado show de Luan Santana, na Praça do Coração.

Similar Posts