Cidade Comunidade Dulce Tupy Opinião

Chegamos às 200 edições do jornal O SAQUÁ – o jornal de Saquarema

Editorial - Dulce Tupy

Estamos prestes a completar 16 anos em julho, mas neste mês de junho comemoramos a nossa edição n° 200. Fazer 200 edições do jornal O Saquá, desde o ano 2000, sem nenhuma interrupção, foi uma empreitada corajosa e madura. Somente profissionais experientes, como temos em nossa equipe, poderiam chegar onde chegamos. Conseguimos manter a qualidade do jornal, apesar da crise econômica que vivemos, que interfere diretamente nas nossas condições de trabalho. E praticamente não temos propaganda oficial… Mas a equipe é boa, lutadora, vitoriosa, e supera todos os obstáculos que se apresentam.

Ao longo dessas 200 edições, podemos destacar algumas que nos vêm à memória e vale a pena lembrar. É o caso das sucessivas edições históricas que fizemos, sempre no mês de maio, por ocasião do aniversário de Saquarema. São edições raras, que nos custaram meses de pesquisa e um trabalho elaborado, que é um presente para os cidadãos e cidadãs saquaremenses. É a nossa contribuição para a memória da cidade. Resgatar os fatos históricos da vida do município é uma atribuição que cumprimos fielmente, todos os anos, além da nossa tarefa jornalística habitual, todos os meses. É e sempre será um desafio.

 

Um jornal que
nunca se apaga
e sempre ressurge
como o fênix

 

Outras edições do jornal O SAQUÁ também podem ser destacadas, como as edições que fazemos sempre às vésperas de eleições, com pesquisas e matérias atualizadas, antecipando os resultados das urnas. Foi o caso da pesquisa que deu como certa a vitória da prefeita Franciane Motta nas últimas eleições, quando muitos duvidavam. E as nossas edições extras, como por ocasião do Dia do Meio Ambiente, quando demos um destaque para esta questão essencial para a humanidade. Sem um meio ambiente sustentável não há futuro possível para as próximas gerações. O jornal O SAQUÁ assim afirma seu compromisso com a sustentabilidade.

Com esta capacidade editorial, o jornal O SAQUÁ, tanto em sua versão impressa como na versão on line, na internet, não é só uma referência mas também um patrimônio jornalístico, acumulado por mais de uma década. O site www.osaqua.com.br, por exemplo, é o maior banco de dados do município. Nem a Prefeitura, nem a Câmara Municipal tem um acervo tão completo como o nosso. Nosso site é ideal para pesquisa e vem sendo muito usado pelos estudantes em busca de informação, pois temos uma janela de busca, onde basta digitar uma palavra e aparece automaticamente tudo que já foi publicado no jornal O SAQUÁ sobre aquele assunto. Portanto, estamos no caminho certo, o que pode ser comprovado pela nossa longa existência, mantendo um alto padrão de qualidade que não se apaga com o tempo, ao contrário, ressurge sempre, como o pássaro fênix.

Similar Posts