Cidade

O Saquá 198 – Chamadas de Capa

O Saquá 198

Quer folhear as páginas do jornal O SAQUÁ
Edição Especial Histórica, de maio de 2016 (edição 198)?
Fique à vontade… Clique nas páginas para ampliar!

A Usina Santa Luiza mudou definitivamente a história de Saquarema

A usina em Sampaio Corrêa trouxe progresso para toda região até a década de 70, hoje é a lembrança viva pelas duas torres que permanecem de pé no local. (Foto: Arquivo Herivelto B. Pinheiro)
A usina em Sampaio Corrêa trouxe progresso para toda região até a década de 70, hoje é a lembrança viva pelas duas torres que permanecem de pé no local. (Foto: Arquivo Herivelto B. Pinheiro)

Fazenda da Usina

Instalada em Sampaio Corrêa na década de 30, a maior usina de cana-de-açúcar da região chegou a ser a segunda mais produtiva do Estado do Rio de Janeiro e transformou significativamente a realidade do município de Saquarema e dos municípios adjacentes. A historia da Usina Santa Luiza marca o seu auge no início dos anos 70, quando chegou a promover uma festa com duração de 2 dias, com a participação das escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, Salgueiro e Mangueira. Atualmente, Sampaio Corrêa ainda expõe as duas torres da usina, lembrança viva daquela época em que o 3° Distrito foi a mola propulsora da economia do município. Essa magnífica história também permanece viva na memória daqueles que mantiveram elos com a usina, pessoas que tiveram a vida para sempre marcada por esses fatos e relatam as passagens interessantes daquela época.

Sonia Gouveia relembra os áureos tempos da usina

Sonia-Gouveia-capa

Sonia Gouveia foi casada com Durvalzinho, filho do senador Durval Cruz. Ela viveu os áureos tempos da Usina Santa Luiza e relembra a ascensão e a queda inimaginável do maior império da região, que encerrou abruptamente suas atividades em 1973. Apaixonada por Saquarema desde o primeiro dia, hoje a bela senhora vive em sua casa em Itaúna, é devota de Nossa Senhora de Nazareth e relembra saudosa a trajetória da usina e da família que esteve à frente da indústria da cana-de-açúcar, atividade que alavancou o progresso no município e mudou definitivamente a história de Saquarema.

A Estrada de Ferro Maricá

A estação Sampaio Corrêa, provavelmente nos anos 30. (Acervo Claudio Marinho Falcão)
A estação Sampaio Corrêa, provavelmente nos anos 30. (Acervo Claudio Marinho Falcão)

Inaugurada em 1913, a Estação Mato Grosso se chamou Maranguá e depois Sampaio Corrêa.

Peres no foco da polícia

Peres-Capa

A mansão do ex-prefeito Antonio Peres, em Itaúna, foi cercada pela polícia no dia 5 de maio, em cumprimento a um mandato judicial de busca e apreensão, decorrente da CPI da Doação de Terrenos efetuada pela Câmara Municipal. A chamada operação “Afilhados da Sorte” alcançou 8 denunciados em Saquarema, Araruama e Niterói. Pela manhã, o vereador Chico Peres, irmão de Peres, permaneceu na 124ª Delegacia atendendo as testemunhas.

Manoel Gomes,o administrador da Santa Luiza

LEIA TAMBÉM:
Senador Durval Cruz, o criador da usina
Santa Luiza, uma potência também no futebol
A trajetória vitoriosa de um vigoroso Totonho
Uma edição histórica para alicerçar o rumo do futuro

Veja outras matérias e artigos da edição 198 aqui!

Similar Posts