Cidade Comunidade Cultura

Casa de Cultura Walmir Ayala

O historiador Darcy Bravo
O historiador Darcy Bravo
O sociólogo Oliveira Viana
O sociólogo Oliveira Viana
O senador Durval Cruz
O senador Durval Cruz

Construída no século 19, em 1841, para ser a sede da Câmara Municipal, a atual Casa da Cultura de Saquarema também abrigou a Prefeitura durante muitos anos e, desde 1982, abriga a Biblioteca Municipal José Bandeira. Visitada por sua biblioteca e exposições de quadros e objetos de artes produzidos por artesãos e artistas locais, a Casa da Cultura Walmir Ayala é um local onde a comunidade tem um amplo acesso para pesquisa e leitura, além de oferecer curso de pintura, música e teatro. Lá também ensaiam grupos de coral.
No ano passado, a Subsecretaria de Cultura criou um projeto de resgate da memória, que homenageia personalidades destacadas da vida da cidade. Foram homenageados em 2015: o poeta parnasiano Alberto de Oliveira, o pintor e poeta Antenor de Oliveira, o médico Dr. Sebastião Tatagiba, o poeta e pescador José Bandeira, o professor e poeta Lutuf Isaías Mucci, a Madre Maria das Neves, o deputado Paulo Melo, o ex-prefeito Porphírio Azeredo, a poeta Roseane Murray, o músico Serguei, o ex-prefeito Jurandir Melo, o poeta Walmir Ayala e o juiz Leomil Pinheiro.
Este ano serão homenageados: a vereadora Maria de Fátima (Taeta), o poeta Jota de Jesus, o pescador Anolpho de Souza, o empresário Manoel Milagres, o sociólogo e jurista Oliveira Viana, o empreendedor Carlos Antonio de Azeredo Coutinho (Carlos Dundum), Joaquim Pereira da Costa (Seu Chumbinho), Liselotte Solvey Sedlacek Bravo (Lote), o músico Anito Vidal dos Santos (Rubinho), Joaquim Olindo da Costa, a professora Luisa Bastos Nunes, o senador Durval Rodrigues da Cruz, o escritor Segisfredo de Oliveira Bravo (Darcy Bravo), o maestro Francisco Vignoli e o ex-prefeito Gentil Mendonça. O evento será no dia 26, às 18 horas.

Similar Posts