Cidade Política

As mudanças na administração municipal

A nova secretária de Educação Elizabeth dos Santos (Fotos: Edimilson Soares)
A nova secretária de Educação Elizabeth dos Santos (Fotos: Edimilson Soares)

Passado o carnaval e a semana santa, o ano eleitoral está começando. E começou com o desligamento do Poder Público daqueles que almejam serem candidatos a algum cargo eletivo. Segundo as normas da Eleição 2016, os servidores municipais que quiserem concorrer a cargos eletivos têm que deixar seus cargos na administração pública municipal, com antecedência. Assim, a secretária municipal de Governo, Elisia Rangel, foi substituída pelo veterano José Carlos Cabral, que deixou sua cadeira e seu gabinete para o ex-procurador geral Alexandre Esteves. Aliás, Alexandre foi o primeiro secretário a ocupar este cargo e foi ele que montou o gabinete da Secretaria Municipal de Receita, Tributação e Desenvolvimento Econômico depois ocupado pelo ex-vereador e ex-presidente da Câmara Cabral.
Exonerado em 29 de março, como os demais, desde o dia 1° de abril Alexandre está de volta ao ninho. Por sua vez sua cadeira na Procuradoria Geral está ocupada agora pela advogada Ana Paula Oliveira. Também a ex-secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Paula Giri Fortunato, deixou o cargo para a professora Elisabeth dos Santos, a Betona, que sempre foi seu braço direito na função. Ana Paula, que após ter se destacado como secretária municipal de Educação e Cultura, vem sendo cotada para ser pré-candidata a vice-prefeita, na chapa encabeçada pelo pré-candidato Pitico Oliveira. É praticamente uma carta-marcada no jogo político municipal.
Já Renan Coelho de Sá ascendeu ao cargo de secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, deixando o ex-vereador Amarildo Orelha solto para uma próxima campanha. Francisco José Amorim, o Zezinho Amorim, já não é mais o Controlador Geral do Município. Ex-presidente da Câmara Municipal, tendo sido vereador por vários mandatos, Zezinho vai tentar mais uma vez se reeleger, numa eleição cheia de novidades. Uma delas é o desgaste que os eleitores estão demonstrando com os políticos tradicionais, dando grande esperança aos candidatos de primeira viagem, como é o caso da assistente social Elisia Rangel e outros novatos.

Alexandre Esteves no Desenvolvimento Econômico
Alexandre Esteves no Desenvolvimento Econômico
Ana Paula Oliveira na  Procuradoria Geral
Ana Paula Oliveira na
Procuradoria Geral

Similar Posts