Cidade Comunidade Homenagem Social

Mulheres de Ouro na Câmara Municipal

Lena e Romacart (Fotos: Ediomilson Soares)
Lena e Romacart (Fotos: Ediomilson Soares)

A tradicional homenagem da Câmara Municipal de Saquarema às mulheres de destaque no município realizou-se mais uma vez pela ocasião do Dia Internacional da Mulher. Os vereadores concederam a Comenda Mulher de Ouro Professora Luiza Bastos Nunes às suas agraciadas durante sessão especial na Câmara, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A solenidade é uma forma de prestigiar todas essas valorosas mulheres e também relembrar o legado da professora Luiza Bastos Nunes, uma das primeiras mulheres a lecionar em Saquarema.
O Dia 8 de Março é comemorado no Brasil oficialmente desde 1975. Neste dia, em 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, reivindicando a redução do horário de trabalho de mais de 16 horas por dia, para 10 horas. Estas operárias recebiam em média um terço do salário dos homens. Foram encarceradas na fábrica onde morreram 130 mulheres em um incêndio criminoso. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram uma liga para lutar por melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque

Paula e Paulo  Renato
Paula e Paulo Renato

reivindicando não só melhores condições de trabalho mas também o direito do voto. Em 1910, a líder socialista Clara Zetkin consegue aprovar na Conferência Internacional realizada na Dinamarca o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado em todo o mundo.
O cerimonial da Câmara, desta vez feito pela servidora e poeta Selma Moreira, foi encerrado com versos da grande poeta de Goiás Cora Coralina: “Eu sou aquela mulher / que fez a escalada da montanha da vida… / removendo pedras e plantando flores”. Parabéns a todas as mulheres de Saquarema que sobem montanhas “removendo pedras e plantando flores”.

Selma Moreira fez o cerimonial
Selma Moreira fez o cerimonial

Similar Posts