Cidade Comunidade Dulce Tupy Opinião

Cultura é parte do desenvolvimento do município, do estado, do país

Editorial - Dulce Tupy

Saquarema vai receber em breve a Caravana Rio Criativo, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura que está oferecendo aos municípios da Baixada Litorânea oficinas de capacitação para os artistas e produtores culturais. As oficinas serão gratuitas e abertas ao público, com temas que vão desde a comunicação digital até, elaboração de projetos, leis de incentivo cultural, planejamento e financiamento colaborativo, entre outros assuntos.
A caravana estará na cidade nos dias 16, 17 e 18 de março, para oficinas e consultas públicas. A primeira reunião sobre o Rio Criativo se realizou no Teatro Mario Lago, sob a coordenação da subsecretaria municipal de Cultura, através da professora Sandra Santana. Na ocasião foram votados os temas prioritários e de maior interesse para Saquarema. Porém, a relação final das oficinas ainda será divulgada, após os votos de todos os municípios.
Cada oficina terá em média 50 pessoas, dos municípios da Baixada Litorânea. Serão 3 dias de intensa participação, debates, troca de informação e consultorias. As inscrições poderão serão feitas através de formulários em papel, no dia 16, ou poderão ser feitas online, no endereço eletrônico do Rio Criativo, um centro de inovação cultural que funciona na Rua Frederico Silva, na Praça Onze, no Rio. A primeira oficina será a apresentação da Secretaria Estadual de Cultura e do Rio Criativo. O Rio Criativo é uma incubadora cultural que estimula a economia criativa e seu desenvolvimento econômico e social. A sede do Rio Criativo está instalada num grande prédio onde são oferecidas oficinas, consultorias e maratonas culturais, no Rio. A Incubadora Rio Criativo foi a primeira no Brasil exclusivamente focada nos setores da economia criativa. São setores da economia criativa: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, software aplicado à economia criativa, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural.
Recentemente houve na sede do Rio Criativo, um Encontro de Territórios Culturais em Rede, para promover o intercâmbio entre os 102 projetos artísticos que estão sendo desenvolvidos no estado, contemplados numa seleção do programa “Microprojetos culturais”, entre eles o do grupo de teatro Casa do Nós, de Saquarema, que representou a Baixada Litorânea. A Secretaria Estadual de Cultura tem vários programas e editais que podem ser acessados através do site da secretaria, pela internet, como é o caso dos Pontos de Cultura, um programa em parceria com o governo federal, através do Ministério da Cultura. Saquarema foi contemplada com 3 Pontos de Cultura: a Casa do Nós, a Banda Santo Antônio e o Educandário do Bem. Também cursos de capacitação online, de educação à distância, têm sido oferecidos a Saquarema, sendo que vários gestores e agentes culturais já foram ou estão sendo capacitados. É a oportunidade de ganhar conhecimento e inovar. Vamos aproveitar todas as chances de alavancar a cultura em Saquarema.

Similar Posts