Cidade Comunidade Saúde & Ciência

Depois do Outubro Rosa, o Novembro Azul

A conscientização do Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, motivou o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata (Agnelo Quintela)
A conscientização do Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, motivou o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata (Agnelo Quintela)

As ações de prevenção ao câncer tornam-se cada vez mais populares visando a promoção da saúde através de campanhas elucidativas. A campanha Outubro Rosa já está consagrada para alertar sobre o câncer de mama, promovendo inclusive a conscientização para o auto-exame, entre outras medidas de prevenção.
A partir desta intensa mobilização foi criado o Novembro Azul, que chama atenção dos homens para o câncer de próstata e para importância do exame preventivo, o toque retal, que leva apenas 10 segundos, mas é fundamental para o diagnóstico. Mesmo que o homem tenha um estilo de vida saudável, o exame deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos, e acima dos 45, caso o homem esteja inserido nos fatores de risco. Quando diagnosticado precocemente há 90% de chance de cura. Em Saquarema, o urologista, Dr. Elpídio Cañellas vai ministrar palestra sobre o tema, alertando sobre os sinais da doença e a importância da prevenção, a data ainda não foi confirmada.

Similar Posts