Cidade Comunidade Educação

IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

A conferência das Mulheres se realizou no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio, em Bacaxá, local que tem sido referência para todas as conferências municipais (Agnelo Quintela)
A conferência das Mulheres se realizou no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio, em Bacaxá, local que tem sido referência para todas as conferências municipais (Agnelo Quintela)

A IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Saquarema, realizou-se no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio, em Bacaxá. Promovida pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher, com apoio da Secretaria Municipal da Mulher, a Conferência reuniu autoridades e representantes da sociedade civil de Saquarema, Araruama, Cabo Frio e Rio de Janeiro. Segundo a presidenta do Conselho Municipal da Mulher de Saquarema, Maria das Dores, a Dorinha, a Conferência cumpriu sua função, com destaque para a eleição das delegadas locais que irão à IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que vai ser realizar nos dias 5 e 6 de dezembro, no Rio de Janeiro.
Estiveram presentes a prefeita Franciane Motta, a secretária da Mulher Rosangela Borges, as secretárias municipais de Governo Elisia Rangel, de Educação Ana Paula, de Saúde Ana Cristina, de Promoção Social Paula Magno, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Romacart Azeredo entre outras autoridades locais. O destaque foram as palestras da representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) e vice-presidenta do Conselho Municipal da Mulher de Saquarema Edna Calheiros, da conselheira do CEDIM e representante da Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres Cristina Dorigo e da professora Marileia Bezerra, do Hospital da Mulher de Cabo Frio, além da participação de Monica Miranda, assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALERJ, representando a deputada estadual Enfermeira Rejane.

 

Roda de Conversa sobre Direitos Humanos

Mercedes Stasi e  Margarida Pressburger (Dulce Tupy)
Mercedes Stasi e
Margarida Pressburger (Dulce Tupy)

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Rede Democrática (IRD), promoveram a Roda de Conversa “Os direitos humanos e a situação da mulher na América Latina”. O evento realizado no auditório do CEDIM, na Rua Camerino, no centro do Rio, reuniu a presidenta do CEDIM Margarida Pressbuger, a advogada Mercedes Stasi, do Centro Internacional de Direitos Humanos do Ministério da Justiça da Argentina, vinculado à UNESCO, as conselheiras da OAB-Mulher Gracia Barradas e Amanda Motta, também conselheira do CEDIM, Tania Muri, do Movimento de Mulheres de Cabo Frio e Edna Calheiros, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS) e conselheira do CEDIM.
Na ocasião, Mercedes Stasi fez um emocionante relato sobre as condições dos Direitos Humanos na Argentina, onde a luta pela redemocratização envolveu a resistência das “Mães e Avós da Praça de Maio”. A partir de então, muitos crimes da ditadura vieram à tona, entre eles a busca incessante pelas crianças raptadas pelos militares, cujos crimes agora começam a serem descobertos e punidos.

 

 

 

Similar Posts